28.8 C
Presidente Prudente
3 de fevereiro de 2026
Oeste Cidade
POLÍCIA

Filho é preso por manter mãe idosa em cárcere privado e em condições desumanas em Rancharia

Um homem foi preso em flagrante na noite desta segunda-feira (12), em Rancharia (SP), acusado de manter a própria mãe, uma idosa, em cárcere privado e submetê-la a condições desumanas dentro de uma residência no bairro Ruy Charles.

📱 Siga o Portal Oeste Cidade no Instagram clicando aqui

A ocorrência foi registrada por volta das 19h10, na Rua Pedro Liberati, após a Polícia Militar ser acionada pelo COPOM para atender uma suposta “desinteligência” entre mãe e filho. Ao chegarem ao local, os policiais encontraram o homem próximo à porta da sala com uma faca nas mãos. Ele obedeceu à ordem para soltar a arma branca.

Questionado sobre a mãe, o suspeito informou que ela estava trancada em um dos quartos. Os policiais determinaram que ele abrisse a porta e, ao entrarem no cômodo, encontraram a idosa deitada sobre um colchão no chão, em um ambiente sem energia elétrica, assim como o restante da casa.

Segundo os policiais, a vítima apresentava sinais evidentes de desnutrição, desidratação e falta de higiene, sem forças para se levantar. Ela relatou que estava trancada havia alguns dias e que não se alimentava há cerca de quatro dias. Diante da situação, o Corpo de Bombeiros foi acionado para prestar socorro.

O delegado responsável decretou a prisão em flagrante pelos crimes de cárcere privado qualificado e maus-tratos.

Durante a ocorrência, o homem permaneceu bastante agitado e foi necessário o uso moderado da força e de um dispositivo de condução elétrica (taser) para contê-lo, além do uso de algemas. Uma assistente social do município, que mora próximo ao local, também compareceu e acompanhou a vítima até o hospital, onde ela ficou sob cuidados médicos e da rede de proteção social.

A assistente social informou que a idosa já é acompanhada pelo CREAS de Rancharia e que, apesar de receber apoio da assistência social, costumava insistir em permanecer com o filho, mesmo ele vendendo com frequência os bens recebidos por ela. Segundo o relato, o homem muda de comportamento após o uso de entorpecentes, mas a mãe sempre demonstrou querer que ele fosse tratado, e não punido.

A idosa estava confusa devido ao estado de saúde debilitado e, por isso, não foi possível colher formalmente seu depoimento naquele momento. Mesmo assim, foram anexados aos autos vídeos feitos após ela ser retirada do cárcere, incluindo imagens em que recebe alimentação e manifesta interesse em representar contra o filho, pedindo também que ele seja internado para tratamento de dependência química.

O homem permaneceu em silêncio ao ser ouvido na delegacia. Após analisar os depoimentos e demais provas, o delegado responsável decretou a prisão em flagrante pelos crimes de cárcere privado qualificado e maus-tratos contra pessoa idosa, ambos em contexto de violência doméstica e familiar.

Relacionados

Engavetamento com sete veículos deixa dois feridos em Prudente

Redação

Polícia prende autor de feminicídio em Osvaldo Cruz

Redação

Força Tática prende suspeito com meio quilo de maconha em Presidente Epitácio

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar