A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob) anunciou uma série de intervenções na Avenida Paulo Marcondes, uma das principais vias de Presidente Prudente, com o objetivo de reduzir o número de acidentes e melhorar a fluidez do trânsito.
De acordo com dados do Infosiga, sistema do Detran-SP, entre 2023 e 2025 foram registrados 81 sinistros de trânsito na avenida, o que equivale a uma média de mais de dois acidentes por mês. O secretário de Mobilidade Urbana, Adauto Bibiano, explica que o volume de veículos na região cresceu de forma acelerada devido ao adensamento imobiliário dos últimos anos, tornando urgente a reorganização do tráfego.
“Essa avenida recebe cerca de 1.500 carros por hora nos horários de pico. As intervenções são necessárias para dar mais segurança aos motoristas e pedestres e evitar novas ocorrências graves”, afirma Bibiano.

Principais mudanças
As medidas incluem:
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Instalação de dois novos semáforos: um no cruzamento da Rua Yosiko Akamine (esquina da Nelore de Ouro) e outro na Rua Aristides Pinto Soares (Gyga Bom).
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Fechamento do canteiro central: de toda a extensão entre a Rua Jacinto Angeli e a rotatória da Voltarelli, impedindo conversões à esquerda e obrigando o uso das novas vias semaforizadas como retornos.
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Implantação de lombada eletrônica com limite de 30 km/h próximo à Rua Timotchenko Whebi, nas proximidades da escola EM Rosy Odette Roriz Brandão, onde ocorreu um acidente com vítima fatal em 2023.
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Criação de uma rotatória em frente às obras da Casa Afro, próximo à Rua José Choueri, para melhorar a distribuição do tráfego.
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Correção de ondulações na pista, com a retirada de raízes sob o asfalto, a ser realizada aos domingos para não prejudicar o fluxo de veículos.

Prazos
Segundo a Semob, a instalação dos postes de semáforo será a primeira etapa e deve ocorrer nos próximos dias. A expectativa é que todas as mudanças estejam concluídas até o início de outubro.
O secretário reforça que as intervenções buscam não apenas reduzir os índices de sinistros, mas também oferecer mais conforto aos motoristas e pedestres que utilizam a via diariamente.