33 C
Presidente Prudente
10 de setembro de 2025
Oeste Cidade
GERAL

Atendimento do Banco de Olhos beneficia crianças e adultos

O Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa, da Santa Casa de Presidente Prudente, completa 18 anos de atuação em 2025 e segue ampliando seu impacto na saúde ocular da região. Fundado em 27 de setembro de 2007, o projeto nasceu com o objetivo de viabilizar transplantes de córneas, cirurgias de catarata e exames de fundo de olho.

Somente em 2024, o Banco de Olhos realizou mais de 3.208 consultas, 700 cirurgias de catarata e atendeu mais de 2.370 crianças da rede pública, números que reforçam a relevância do serviço para a comunidade e o compromisso em oferecer mais esperança às pessoas que sofrem com problemas visuais.

Atendimento em escolas

Uma das frentes mais importantes do trabalho é a realização de triagens visuais em escolas estaduais, em parceria com entidades e associações locais. Segundo o presidente do banco de olhos Irineu Sesti, essa ação é essencial para a saúde ocular dos estudantes.

Irineu Sesti, destaca aplicação de teste nas escolas.

“Nós vamos até as escolas, realizamos a acuidade visual em grupos e, quando necessário, encaminhamos os alunos para consultas com os médicos do Banco de Olhos — doutor Edson Fudo, doutor Gabriel Senha, doutor Lenine Bottigelli e outros colaboradores. Dessa forma, conseguimos identificar precocemente problemas de visão, preparar cirurgias e viabilizar a doação de óculos”, explica Sesti.

Além da rotina de atendimentos, o Banco de Olhos se prepara para uma mobilização especial. Entre os dias 19 a 27 de setembro, será realizada em Presidente Prudente a Semana Nacional de Doação de Órgãos, com uma série de atividades educativas e assistenciais.

“Todos os anos organizamos palestras e mutirões de cirurgias de catarata e de fundo de olho. Seguimos rigorosamente a lista da DRS e os encaminhamentos da Saúde Municipal e Estadual para que tudo ocorra de forma organizada e transparente”, destacou o presidente do Banco de Olhos.

Os pacientes atendidos nesse período são aqueles que já se encontram na fila do CROSS (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), sistema obrigatório para regulação e encaminhamento de procedimentos no SUS.

De acordo com Irineu Sesti, a campanha reforça a importância da conscientização sobre a doação de órgãos e tecidos, além de contribuir para reduzir as filas de espera na região de Presidente Prudente.

Relacionados

Conta de luz terá reajuste de 19,05% na região de Presidente Prudente

Redação

Prefeito Tupã recebe prêmio de “Prefeito Inovador 2025”

Redação

Alça da Raposo Tavares é interditada para obras em Prudente

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar