Teve início nesta semana, o calendário oficial de licenciamento de veículos 2025 no estado de São Paulo. Os proprietários de veículos com placas terminadas em 1 e 2 devem quitar a taxa anual de licenciamento até o final do mês de julho.
O valor estipulado para 2025 é de R$ 167,74, conforme divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-SP). O pagamento do licenciamento é obrigatório e permite a emissão do CRLV-e (Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo eletrônico), documento necessário para a circulação legal dos veículos.
Segundo o Detran-SP, 40% da frota do estado já está regularizada, o que representa aproximadamente 8,5 milhões de veículos de um total estimado em 21 milhões registrados no estado.
Requisitos para o licenciamento
Para efetuar o licenciamento, é indispensável que o proprietário esteja com o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) quitado, assim como todas as multas de trânsito vencidas. Somente após essas pendências serem resolvidas é possível prosseguir com o pagamento da taxa de licenciamento.
O pagamento pode ser realizado diretamente nos canais eletrônicos (internet banking e apps) ou caixas eletrônicos dos bancos conveniados: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander. Basta informar o número do Renavam para efetuar a transação.
Após a confirmação do pagamento, o condutor pode acessar o documento digital atualizado nos seguintes canais:
-
Portal do Detran-SP
-
Plataforma Poupatempo
O CRLV pode ser salvo digitalmente no celular ou impresso em papel comum, preferencialmente sulfite.
Cronograma completo de vencimentos
Veículos de passeio, ônibus, reboques e semirreboques:
-
Julho: placas finais 1 e 2
-
Agosto: placas finais 3 e 4
-
Setembro: placas finais 5 e 6
-
Outubro: placas finais 7 e 8
-
Novembro: placa final 9
-
Dezembro: placa final 0
Caminhões e tratores registrados:
-
Setembro: placas finais 1 e 2
-
Outubro: placas finais 3, 4 e 5
-
Novembro: placas finais 6, 7 e 8
-
Dezembro: placas finais 9 e 0
Consequências do não licenciamento
A falta de licenciamento não é apenas uma irregularidade administrativa. Trata-se de uma infração gravíssima, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Em 2024, dirigir sem o licenciamento regularizado foi a segunda infração mais registrada no estado, conforme relatório do Detran-SP.
O condutor flagrado nesta situação está sujeito às seguintes penalidades:
-
Multa de R$ 293,47
-
Sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH)
-
Recolhimento e remoção do veículo ao pátio
Para reaver o veículo apreendido, o proprietário deverá quitar todas as pendências financeiras, além de arcar com os custos de remoção e diária de estadia no pátio.
Dica: evite atrasos
O Detran-SP orienta os motoristas a não deixarem para os últimos dias do prazo, a fim de evitar imprevistos com sistemas bancários ou plataformas de emissão. Estar com o licenciamento em dia é essencial para garantir a legalidade da circulação e evitar transtornos.