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15 de julho de 2025
Oeste Cidade
GERAL

Prudente supera meta nacional de alfabetização e alcança 61,12%

Presidente Prudente registrou um total de 61,12% de alunos alfabetizados ao final do 2º ano do Ensino Fundamental em 2024, superando não apenas a meta estabelecida para o município (58,37%), como também o índice nacional, que ficou em 59,2% no mesmo período. Os dados foram divulgados pelo Ministério da Educação neste fim de semana e reforçam a evolução positiva da cidade no cenário educacional.

“Superar a meta nacional de alfabetização é um motivo de grande orgulho para nossa cidade e reafirma o compromisso com o futuro das crianças prudentinas”, destacou o prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã.

Em comparação com o ano anterior, o crescimento é expressivo: em 2023, apenas 54,1% dos alunos do mesmo nível estavam alfabetizados, o que evidencia uma melhora significativa nos indicadores de aprendizagem básica.

“A educação é a ferramenta mais poderosa para transformar vidas, e ver Presidente Prudente se destacando neste cenário é a prova de que estamos no caminho certo, construindo uma sociedade mais justa e com oportunidades para todos”, completou.

Ações estruturantes

De acordo com a Secretária Municipal de Educação, Karina Gomes, o bom desempenho é fruto de uma série de investimentos e estratégias adotadas pela rede municipal para fortalecer o processo de alfabetização e garantir um ambiente de aprendizagem mais eficiente e acolhedor.

Entre as principais ações destacadas estão:

  • Infraestrutura Escolar Qualificada: Instalação de 200 aparelhos de ar condicionado em escolas da rede, acompanhada de revisão elétrica, para proporcionar um ambiente mais confortável e propício ao aprendizado.

  • Planejamento Escolar Estruturado: Organização detalhada das atribuições de classes e programas contínuos de formação para docentes, gestores e escriturários, assegurando alinhamento pedagógico e eficiência administrativa.

  • Materiais Pedagógicos de Qualidade: Aquisição de novos materiais atualizados para as disciplinas de Matemática, Geografia, Ciências e, especialmente, Língua Portuguesa — disciplina central no processo de alfabetização.

  • Formação em Serviço Contínua: Programas de capacitação para a equipe técnica com participação em congressos e seminários sobre tecnologia, inovação e educação integral. Destaque para os programas LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil) e Alfabetiza Juntos, voltados especificamente para o fortalecimento das metodologias de ensino.

  • Retomada do Programa Cidadescola: O programa de educação integral está sendo retomado com o relançamento do chamamento público para oficinas. A iniciativa amplia o tempo de permanência dos alunos na escola e oferece atividades complementares que enriquecem o desenvolvimento educacional e social.

Meta para 2025

Com o avanço registrado em 2024, a expectativa da Secretaria Municipal de Educação é seguir em trajetória ascendente. A meta para o próximo ano é alcançar um índice de 62,54% de alfabetização ao final do 2º ano.

“A alfabetização na idade certa é a base para o sucesso escolar e para o exercício pleno da cidadania. Estamos comprometidos com esse objetivo, e o trabalho integrado entre escola, professores, famílias e gestão é fundamental para seguirmos avançando”, concluiu Karina Gomes.

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