Durante entrevista concedida nesta quarta-feira (2) ao radialista Marcelo Sanches, a secretária municipal de Educação de Presidente Prudente, Karina Gomes, apresentou um balanço detalhado das ações desenvolvidas pela pasta desde o início do ano e anunciou importantes investimentos e estratégias para o segundo semestre de 2025. A pauta incluiu ampliação de projetos pedagógicos, modernização da infraestrutura escolar, ações de avaliação educacional e reforço nas políticas de educação integral. No final dessa matéria assista em vídeo o bate papo completo.
Educação integral em foco: Projeto Cidade Escola será ampliado com aulas de inglês
Entre os destaques da entrevista está o fortalecimento do Programa Cidade Escola, que visa ampliar a permanência dos estudantes na escola com atividades voltadas à formação integral. O projeto oferece oficinas de esporte, cultura e desenvolvimento social, atendendo crianças do ensino fundamental no contraturno escolar.
A grande novidade para o segundo semestre é a implementação de oficinas de inglês, com material didático especializado e professores capacitados. As atividades serão oferecidas nas próprias unidades escolares que dispõem de infraestrutura adequada. Já para as escolas que não contam com espaço físico suficiente, a Secretaria mantém parcerias estratégicas com instituições como SESI, SESC e Inova Prudente, garantindo acesso igualitário ao projeto.
“A educação integral não é apenas sobre aumentar o tempo do aluno na escola, mas sobre proporcionar experiências formativas completas e diversificadas. O ensino de inglês vem para somar nesse processo”, destacou Karina.
A adesão ao programa ocorre no momento da matrícula ou rematrícula, geralmente no final do ano letivo, e é fundamental que os pais manifestem interesse para que os alunos sejam incluídos nas oficinas.
Climatização avança e expõe gargalo estrutural elétrico nas escolas
Outro ponto estratégico da gestão educacional diz respeito ao processo de climatização das escolas municipais, que está em fase avançada. Conforme a secretária, faltam apenas seis projetos para que 100% das unidades de ensino estejam climatizadas. No entanto, os desafios estruturais são significativos: muitas escolas possuem instalações elétricas antigas, que não suportam a carga necessária para o funcionamento dos equipamentos de ar-condicionado.
Para enfrentar o problema, a Prefeitura contratou um engenheiro elétrico dedicado exclusivamente à readequação da rede nas unidades escolares. A iniciativa foi viabilizada por meio de uma emenda parlamentar do deputado Mauro Bragato, no valor de R$ 2 milhões, articulada pelo prefeito.
Com esses recursos, já foram iniciadas as obras de reestruturação elétrica em 16 escolas municipais, com custo médio de R$ 100 mil por unidade. “Essa é uma ação que não aparece na superfície, mas é fundamental. Só com a segurança da rede elétrica conseguimos garantir conforto térmico com segurança para alunos e professores”, frisou a secretária.
Reformas estruturais alcançam 20 escolas e envolvem uso de recursos de empréstimo municipal
Outro anúncio relevante feito pela secretária diz respeito à reforma física e estrutural de, no mínimo, 20 escolas municipais, prevista para o segundo semestre. O investimento será possível graças a parte dos recursos do empréstimo contratado recentemente pela Prefeitura, que será destinado à melhoria da infraestrutura educacional.
A Secretaria Municipal de Obras está na fase final de elaboração dos projetos, e em breve será aberta a licitação para os serviços de pintura e reforma. As intervenções estão sendo planejadas de forma cuidadosa para que as obras não interfiram no calendário letivo.
“Não é simples reformar uma escola com alunos em aula. Pintura, por exemplo, exige ambientes desocupados e ventilados. Por isso, vamos casar os cronogramas com os períodos de menor impacto na rotina escolar, sempre priorizando o bem-estar e a segurança das nossas crianças”, explicou Karina.
SAREM fortalece diagnóstico da rede com ampla adesão dos alunos
A primeira etapa do SAREM (Sistema de Avaliação da Rede Municipal) foi concluída com sucesso e representou um momento importante de diagnóstico pedagógico. Segundo a secretária, a participação expressiva das crianças foi um ponto alto da aplicação, permitindo um mapeamento mais fiel do desempenho dos estudantes e uma análise interna da qualidade do ensino.
“O SAREM não é apenas uma ferramenta para avaliar o aluno, mas uma avaliação institucional, que nos permite identificar fragilidades, redesenhar estratégias pedagógicas e planejar melhorias com base em dados concretos”, afirmou.
A avaliação foi elaborada pela Coordenação Pedagógica da Secretaria de Educação, em parceria com a Coordenadoria de Gestão Educacional (CGE). Os alunos do 1º ao 5º ano foram avaliados em Língua Portuguesa, Matemática e produção textual, enquanto os do 3º ao 5º também responderam questões de Ciências Humanas e da Natureza. Cada prova contém 20 questões de múltipla escolha, baseadas nas habilidades previstas no currículo municipal.
Assista em vídeo do bate papo completo com a Secretária de Educação de Prudente, Karina Gomes;