25.8 C
Presidente Prudente
17 de outubro de 2025
Oeste Cidade
REGIÃO

Estado suspende queima controlada por 30 dias devido à estiagem

O Governo do Estado de São Paulo suspendeu, por 30 dias a partir desta sexta-feira (29), todas as autorizações de queima controlada no território paulista. A medida, adotada pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), inclui a palha da cana-de-açúcar, além de queimadas agrícolas e para controle de pragas.

Durante o período de suspensão, novos pedidos não serão aceitos. O prazo poderá ser prorrogado caso a estiagem persista. As chamadas queimas prescritas — utilizadas no combate a incêndios florestais ou realizadas mediante solicitação da Secretaria da Agricultura — continuam liberadas.

“Mais uma vez adotamos a suspensão como medida preventiva para atravessar o período crítico de estiagem. Nosso objetivo é reduzir os riscos de incêndios florestais e preservar a qualidade do ar, em linha com o histórico recente e a experiência de anos anteriores”, explicou o diretor de Controle e Licenciamento da Cetesb, Adriano Queiroz.

Histórico e riscos

No ano passado, São Paulo enfrentou um inverno marcado por tempo seco, altas temperaturas e aumento das queimadas em diversas regiões. O cenário levou os órgãos ambientais a reforçarem as ações em 2025 para reduzir riscos de incêndios e minimizar impactos na qualidade do ar.

Palha da cana já tinha restrições

Desde julho, a queima da palha da cana-de-açúcar estava limitada: só podia ocorrer em dias com umidade relativa do ar acima de 40% e fora do período entre 11h e 15h, faixa considerada de maior risco para propagação do fogo. Agora, até mesmo essas liberações ficam suspensas.

Apesar de ainda permitida em situações específicas, a prática vem diminuindo rapidamente no estado. Desde 2007, o uso do fogo na colheita da cana já foi reduzido em 99%, segundo dados da Cetesb.

Relacionados

Incêndios em vegetação disparam em setembro na região de Prudente

Redação

Explosão em lanchonete fere duas pessoas em Teodoro Sampaio

Redação

Estado SP abre processo seletivo para contratar professores

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar