23.8 C
Presidente Prudente
5 de julho de 2025
Oeste Cidade
GERAL

Prudente amplia vacina contra meningite em bebês com 12 meses


A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa que todas as 27 salas de vacina do município já estão abastecidas com a nova dose de reforço da vacina contra meningite, agora com proteção ampliada. O reforço é destinado a bebês com 12 meses de vida e segue a mais recente orientação do Ministério da Saúde.

De acordo com a nova diretriz, o reforço que antes era feito com a vacina meningocócica C passará a ser realizado com a vacina meningocócica ACWY, que oferece proteção contra quatro sorotipos da bactéria: A, C, W e Y. A medida amplia a proteção contra formas graves da doença, como meningite bacteriana e meningococcemia (infecção generalizada no sangue).

O médico infectologista Dr. André Pirajá explica a importância dessa proteção: “A meningite é uma inflamação das meninges, que são membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Essa inflamação pode ser causada por diferentes agentes, como vírus ou bactérias, sendo a meningite bacteriana uma das formas mais graves. Os sintomas incluem febre alta, dor de cabeça intensa, náuseas, rigidez na nuca e, em casos mais graves, alterações neurológicas. A vacinação é uma das formas mais eficazes de prevenção, e o uso da vacina ACWY representa um avanço importante ao ampliar a proteção contra mais sorotipos do meningococo.”

A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Marília Wittica, também destaca a importância da mudança no esquema vacinal: “Essa substituição representa um avanço importante na imunização infantil. Com a vacina ACWY, conseguimos ampliar a cobertura contra outros tipos da bactéria meningococo, o que aumenta significativamente a proteção das nossas crianças contra doenças graves”, afirma.

Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) já oferece a vacina meningocócica ACWY para adolescentes de 11 a 14 anos. Já os bebês seguem o seguinte esquema vacinal: duas doses da meningocócica C, aplicadas aos 3 e 6 meses, e um reforço aos 12 meses — que, a partir de agora, será feito com a vacina ACWY.

A supervisora da Vigilância Epidemiológica, Elaine Bertacco, reforça que todas as unidades de saúde já estão preparadas para atender a nova recomendação. “As salas de vacina das UBSs e ESFs já foram abastecidas e estão aptas a aplicar o novo reforço. É fundamental que os pais fiquem atentos ao calendário e levem seus filhos na idade correta para garantir a eficácia da imunização”, orienta.

A mudança vale apenas para o reforço. As crianças que já completaram o esquema com as três doses da vacina meningocócica C não precisarão receber a nova dose com a ACWY. No entanto, aquelas que não receberam o reforço aos 12 meses poderão completar o esquema com a nova vacina, desde que tenham menos de 5 anos de idade.

Para mais informações, os pais ou responsáveis podem procurar a unidade de saúde mais próxima ou entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica de Presidente Prudente.

Relacionados

Incêndio consome casa abandonada na Vila Marcondes em Presidente Prudente

Redação

Junho Vermelho reforça a importância da doação de sangue em Presidente Prudente

Redação Oeste Cidade

Vereadores de Presidente Prudente Aprovam 10 Projetos em Sessão Ordinária

Redação Oeste Cidade

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar