26.8 C
Presidente Prudente
14 de julho de 2025
Oeste Cidade
GERAL

Mutirão oferece exames de DNA gratuitos em Presidente Prudente

A Defensoria Pública de Presidente Prudente o está com inscrições abertas, até o dia 13 de agosto, para o mutirão “Meu Pai Tem Nome”, campanha nacional voltada ao reconhecimento de paternidade. A ação acontecerá em Presidente Prudente e em mais de 50 unidades da Defensoria no estado, promovida pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege).

A iniciativa visa garantir o direito fundamental à identidade, oferecendo exames de DNA gratuitos, orientação jurídica e encaminhamentos para conciliação e reconhecimento extrajudicial de paternidade, tudo realizado em um único dia. A proposta é oferecer um ambiente acolhedor e eficiente, que facilite a resolução de casos de paternidade de forma rápida, segura e humanizada.

Segundo a Defensoria, não será exigida avaliação socioeconômica dos participantes no dia do mutirão. A análise de renda só será necessária caso seja preciso ajuizar uma ação judicial posteriormente.

A campanha tem o apoio da Secretaria da Justiça e Cidadania, Secretaria da Mulher do Governo do Estado de São Paulo, Universidade Estadual Paulista (Unesp) e do Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc).

Reconhecimento de paternidade: um direito básico

Além de fortalecer vínculos familiares, o reconhecimento de paternidade assegura às crianças direitos essenciais como acesso à herança, benefícios previdenciários e, sobretudo, o direito à identidade civil.

Apesar da importância, os dados ainda são preocupantes: de acordo com a Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen), 158.931 crianças foram registradas sem o nome do pai na certidão de nascimento no Brasil em 2024. No estado de São Paulo, o número chegou a 27.384 registros.

Como participar

Interessados em participar do mutirão devem se inscrever até o dia 13 de agosto, por meio de formulário disponível [neste link] .

Para mais informações, acesse o site oficial da Defensoria Pública do Estado de São Paulo.

Relacionados

“Leituras do Coração”: Sarau Solidário da APE promove encontro entre arte, emoção e solidariedade

Redação Oeste Cidade

Interrupção de energia compromete abastecimento de água em bairros de Presidente Prudente

Redação Oeste Cidade

Seduc inicia aplicação do Sarem com quase 10 mil alunos da rede municipal de Presidente Prudente

Redação Oeste Cidade

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar