13.8 C
Presidente Prudente
13 de agosto de 2025
Oeste Cidade
REGIÃO

Vacinação alcança mais de 40 mil presos no Oeste Paulista

A Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) do Estado de São Paulo concluiu, recentemente, a Campanha de Imunização contra a Influenza em todo o sistema prisional paulista, com resultados expressivos — em especial na região Oeste do estado. A ação, coordenada pela Polícia Penal por meio da Coordenadoria de Saúde do Sistema Penitenciário (CSSP), reforçou o compromisso com a saúde pública no ambiente carcerário, envolvendo tanto pessoas privadas de liberdade quanto servidores penitenciários.

Balanço no Oeste Paulista

Na região Oeste Paulista, o balanço da campanha foi particularmente positivo: 41.725 pessoas privadas de liberdade foram imunizadas, alcançando 92,75% de cobertura vacinal entre os elegíveis. Entre os servidores que atuam nas unidades prisionais da região, 1.970 profissionais foram vacinados nos próprios locais de trabalho, garantindo praticidade e maior adesão.

A vacinação seguiu o cronograma definido pelo Ministério da Saúde (MS), que reforça a importância da imunização em períodos mais frios do ano — quando aumentam os casos de síndromes respiratórias, como a gripe. A iniciativa contempla uma estratégia de saúde coletiva, reduzindo riscos de surtos nos presídios e contribuindo para a economia de recursos públicos com internações e medicamentos.

Balanço no Estado de São Paulo

No total, em âmbito estadual, foram imunizadas 199.740 pessoas privadas de liberdade (o que representa 96% do público elegível) e 9.373 servidores. A ação foi conduzida por equipes multidisciplinares de saúde, com apoio dos departamentos de Planejamento e Gestão de Atenção à Saúde da População Prisional e da Qualidade de Vida e Saúde do Agente Público.

A técnica de enfermagem Fabiana de Oliveira, destacou o empenho das equipes e o profissionalismo na condução da campanha:

“A adesão foi impressionante. Entre os privados de liberdade, posso afirmar que chegamos a praticamente 100%. Entre os servidores, a procura também foi muito expressiva. Toda a estrutura montada pelos Policiais Penais permitiu que o trabalho ocorresse de forma segura, ágil e eficaz. Fiquei orgulhosa em participar de uma campanha tão bem executada”, afirmou Fabiana.

Além da vacinação, a campanha envolveu ações logísticas e de conscientização, assegurando que a informação chegasse a todos os públicos. A iniciativa reflete o esforço integrado entre segurança, saúde e gestão pública para garantir o bem-estar dentro das unidades prisionais, especialmente em regiões estratégicas como o Oeste Paulista, onde o sistema prisional é representativo em número de unidades e população custodiada.

Relacionados

Polícia alerta alunos sobre riscos dos vapers em Anhumas

Redação

Estado SP abre processo seletivo para contratar professores

Redação

Caminhoneiro de Anhumas, se envolve em grave acidente na BR-101

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar