O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um aviso de Perigo Potencial devido à aproximação de um ciclone extratropical no Rio Grande do Sul, que deve influenciar o clima no Oeste Paulista a partir desta quarta-feira (20), às 10h, com término previsto para quinta-feira (21), também às 10h.
O ciclone, que atua nesta quarta-feira no Rio Grande do Sul, mudou o tempo no Sul e Sudeste do país. O Oeste Paulista passa a receber mais umidade, deixando o céu encoberto. Até então, a previsão indicava um dia quente e seco, mas a chegada dessa umidade, associada à mudança no vento, pode provocar chuviscos isolados.
De acordo com o INMET, a região pode registrar chuvas intensas, variando entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, acompanhadas de ventos de 40 a 60 km/h e possibilidade de queda de granizo. O instituto alerta para baixo risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.
O meteorologista Wagner Camarini, consultado nesta manhã pelo Portal Oeste Cidade, explica que este fenômeno é comum nesta época do ano, devido ao bloqueio atmosférico típico do inverno brasileiro. “Esta condição melhora a umidade e alivia a respiração”, destaca.
Até semana passada, a umidade depois das 14h era abaixo de 30%. Segundo o INMET, amanhã (21) o clima deve voltar a esquentar e a umidade cair novamente, exigindo atenção da população. O instituto recomenda acompanhar as atualizações meteorológicas e seguir orientações das autoridades para evitar riscos durante o período de instabilidade.
O INMET classifica a situação como Tempestade (Perigo Potencial), indicando atenção especial às mudanças rápidas no tempo e possíveis transtornos para a população.