26.8 C
Presidente Prudente
14 de setembro de 2025
Oeste Cidade
GERAL

Prudente inaugura ligação de biometano em abastecimento urbano

A cidade de Presidente Prudente (SP) deu um importante passo rumo à sustentabilidade energética nesta quinta-feira (11), com a inauguração da ligação do primeiro cliente da Fase II do Projeto Cidades Sustentáveis. O estabelecimento atendido foi o Beef Company Steakhouse & Grill, marcando o início do abastecimento urbano por biometano na cidade.

O evento reuniu autoridades estaduais e municipais, além de lideranças empresariais do setor de bioenergia, reforçando o papel do biometano como vetor de desenvolvimento sustentável, geração de empregos e fortalecimento da competitividade regional.

A solenidade contou com a presença do prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã, do CEO da Necta, José Eduardo Moreira, do Secretário de Agricultura do Estado de São Paulo, Guilherme Piai, do deputado estadual Mauro Bragato, entre outras autoridades.

Pioneirismo no país

Presidente Prudente se torna o primeiro município brasileiro a contar com abastecimento urbano por gás biometano, fornecido diretamente pela Usina Cocal. A expectativa é que a rede atenda aproximadamente 5 mil residências e 58 estabelecimentos comerciais e industriais, consolidando um avanço relevante na adoção de fontes de energia mais limpas e sustentáveis.

O CEO da Necta, José Eduardo Moreira, destacou a importância histórica da data. “Estávamos há poucos dias iniciando as obras e hoje estamos iniciando a distribuição. Estamos muito felizes com esse marco para Prudente e para a Necta”, afirmou.

Secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai enaltece este momento como marco histórico. Foto: Secom

O prefeito Tupã enfatizou a relevância do projeto para a cidade. “Desde o início da nossa gestão, abraçamos essa ideia e aprovamos em tempo recorde, com apoio das nossas secretarias. É algo inovador no Brasil, e temos a oportunidade de receber uma tecnologia grandiosa, que vai garantir mais qualidade de vida à população, atender grandes consumidores e atrair empresas comprometidas”, ressaltou.

Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, também destacou a grandiosidade do projeto e a importância do engajamento da administração municipal. “Não é só o biometano, que é um marco histórico, mas também a visão de um prefeito que resgatou a autoestima de Prudente. A revolução industrial dessa região passa pela agroindústria, e a Cocal é um exemplo que nos enche de orgulho”, declarou.

Investimento e tecnologia de ponta

O projeto, conduzido pela Necta Gás Natural, contou com investimento de R$ 12 milhões para a instalação da rede de abastecimento, que deve ser concluída até dezembro. A iniciativa utiliza tecnologia de ponta com o método de furo direcional, realizado por uma máquina perfuradora. A técnica introduz uma haste a uma profundidade média de 80 centímetros, ajustável em caso de interferência com redes subterrâneas. Em seguida, o tubo por onde o biometano será distribuído é acoplado à haste e puxado pelo percurso perfurado.

O biometano é produzido a partir da purificação do biogás, gerado pelos resíduos do processamento industrial da cana-de-açúcar. Parte da produção abastece a frota interna da usina, enquanto a outra é comercializada via gasoduto isolado — pioneiro no mundo — ou transportada por carretas para indústrias e empresas de diferentes setores que buscam reduzir a pegada de carbono.

Com a conclusão da Fase II, Presidente Prudente consolida-se como referência nacional em inovação energética, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade e com o desenvolvimento econômico de baixo impacto ambiental.

Relacionados

Prudente terá manhãs geladas e baixa umidade até terça-feira

Redação

Polícia prende mulher com 2 kg de cocaína na Raposo Tavares

Redação

Prefeitura apresenta terrenos disponíveis para vendas em Julho

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar