27.8 C
Presidente Prudente
3 de fevereiro de 2026
Oeste Cidade
REGIÃO

Saúde na região registra avanços em cirurgias, leitos e ambulâncias

A regionalização da saúde voltou a ser pauta central em Presidente Prudente durante encontro que reuniu gestores, representantes do Estado e profissionais da área. Entre os temas debatidos estiveram a redução das filas represadas após a pandemia, com destaque para atendimentos de urologia, e os avanços em áreas prioritárias como oncologia, cardiologia e saúde mental — esta última recebendo atenção especial nesta etapa.

Resultados expressivos

Um balanço apresentado revelou indicadores positivos da Região de Saúde RRA 11 em comparação com 2022. Os números impressionam:

  • aumento de 37,9% nas cirurgias oncológicas, que passaram de 1.475 para 2.035;

  • crescimento de 26,6% nos tratamentos oncológicos, saltando de 2.328 para 2.947;

  • evolução de 24% nas internações hospitalares;

  • avanço de 40,5% nas cirurgias em geral, que subiram de 6.882 para 9.670 procedimentos.

Hospital Regional em expansão

O Hospital Regional de Presidente Prudente foi citado como peça-chave nesse processo. A unidade recebeu recentemente 36 novos leitos, está operando com cerca de 85% de ocupação e já está em estudo para uma futura ampliação por parte do Governo do Estado.

Hospital Regional de Presidente Prudente foi citado como peça-chave nesse processo de melhorias da saúde na região.

Frota de ambulâncias reforçada

Um dos anúncios mais relevantes do encontro foi a entrega de 200 novas ambulâncias até o final deste ano. Além disso, está prevista a distribuição de outras 400 unidades até março de 2026, contemplando todos os municípios do Estado de São Paulo.

O secretário de Saúde, Eleuses Paiva, ressaltou a importância da descentralização das políticas públicas: “A força do Estado está nas regiões. Só quem está na ponta entende a realidade local e só assim conseguimos mudar as políticas públicas.”

Oficina Regional de saúde

O evento denominado 3ª Oficina de Regionalização da Saúde, foi realizado nos dias 3 e 4 de outubro no Campus II da Unoeste, em Presidente Prudente (SP), reuniu gestores municipais, autoridades estaduais e representantes de instituições de ensino e saúde do Oeste Paulista. O encontro, promovido pelo Governo do Estado em parceria com secretarias municipais e o Departamento Regional de Saúde (DRS), teve como foco o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) por meio da integração regional.

Com a presença do prefeito prudentino, Milton Carlos de Mello – Tupã, do secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, e do deputado estadual Mauro Bragato, além de prefeitos de cidades da região, como Presidente Venceslau, Dracena, Santo Anastácio, Tupi Paulista, Pacaembu e Pirapozinho.

Também marcaram presença no encontro a diretora da DRS de Prudente, Ana Paula Lagisck, a presidente do COSEMS/SP, Adriana Martins, e o pró-reitor da Unoeste, Adilson Eduardo Guelfi, reforçando a integração entre governo, municípios e instituições de ensino.

O evento denominado 3ª Oficina de Regionalização da Saúde, foi realizado nos dias 3 e 4 de outubro na Unoeste.

Diálogo e integração

O objetivo central da oficina foi debater soluções conjuntas para garantir maior eficiência e acesso no atendimento. “O importante é que daqui saiam diretrizes e políticas públicas que possam ser implantadas. Muitos municípios enfrentam dificuldades para investir além do mínimo exigido por lei. O que pedimos é uma participação mais efetiva do Estado para transformar essas propostas em realidade”, destacou o prefeito Tupã.

A secretária municipal de Saúde de Prudente, Adriana Vitório, também ressaltou a importância da construção coletiva: “As oficinas permitem que gestores construam juntos diagnósticos e estratégias, garantindo mais eficiência e integração entre os níveis de atenção. Também são um espaço de diálogo, onde pactuamos prioridades regionais e definimos investimentos com mais transparência e efetividade”.

Relacionados

Morador esquece panela no fogo, mobiliza Bombeiros e causa susto em prédio de Álvares Machado

Redação

Mariápolis realiza mutirão de vacinação após registro de caso de rubéola

Redação

Nova frente fria derrubará temperaturas na região de Prudente

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar