22.8 C
Presidente Prudente
3 de fevereiro de 2026
Oeste Cidade
GERAL

Mudanças na CNH têm recorde de participação em consulta pública

Em apenas 24 horas, a consulta pública aberta pelo Ministério dos Transportes sobre mudanças no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já havia recebido mais de cinco mil contribuições pela internet. O número representa a maior participação registrada em consultas do atual governo na plataforma Participa + Brasil.

A proposta em análise busca facilitar o acesso à habilitação, especialmente para a população de baixa renda. O objetivo é reduzir os custos do processo e estimular a regularização de cerca de 20 milhões de brasileiros que hoje dirigem sem o documento.

O texto disponibilizado para consulta pública contém diversos pontos que podem ser avaliados e comentados pelos cidadãos. Entre os temas que mais despertam interesse estão a obrigatoriedade das aulas teóricas e práticas, além da manutenção dos exames de aptidão física e mental.

Segundo o Ministério dos Transportes, o atual modelo é considerado “excludente, caro e demorado”, fatores que impedem milhões de pessoas de ter acesso ao documento. Com as mudanças propostas, a expectativa do governo é reduzir em até 80% o valor necessário para conquistar a primeira CNH — que hoje pode ultrapassar R$ 3 mil, dependendo da região.

As contribuições podem ser feitas por qualquer pessoa na plataforma Participa + Brasil até o dia 2 de novembro. Após esse período, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) será responsável por analisar as sugestões e alinhar as possíveis alterações nas regras de habilitação.

Relacionados

Novo sistema de linhas expressas começa a operar no transporte coletivo de Prudente

Redação

Polícia Militar salva bebê de 4 meses engasgado em Prudente

Redação

Prudente realiza neste sábado Mutirão da Campanha Agasalho Solidária

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar