21 C
Presidente Prudente
7 de outubro de 2025
Oeste Cidade
GERAL

Mudanças na CNH têm recorde de participação em consulta pública

Em apenas 24 horas, a consulta pública aberta pelo Ministério dos Transportes sobre mudanças no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) já havia recebido mais de cinco mil contribuições pela internet. O número representa a maior participação registrada em consultas do atual governo na plataforma Participa + Brasil.

A proposta em análise busca facilitar o acesso à habilitação, especialmente para a população de baixa renda. O objetivo é reduzir os custos do processo e estimular a regularização de cerca de 20 milhões de brasileiros que hoje dirigem sem o documento.

O texto disponibilizado para consulta pública contém diversos pontos que podem ser avaliados e comentados pelos cidadãos. Entre os temas que mais despertam interesse estão a obrigatoriedade das aulas teóricas e práticas, além da manutenção dos exames de aptidão física e mental.

Segundo o Ministério dos Transportes, o atual modelo é considerado “excludente, caro e demorado”, fatores que impedem milhões de pessoas de ter acesso ao documento. Com as mudanças propostas, a expectativa do governo é reduzir em até 80% o valor necessário para conquistar a primeira CNH — que hoje pode ultrapassar R$ 3 mil, dependendo da região.

As contribuições podem ser feitas por qualquer pessoa na plataforma Participa + Brasil até o dia 2 de novembro. Após esse período, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) será responsável por analisar as sugestões e alinhar as possíveis alterações nas regras de habilitação.

Relacionados

Muro desaba e provoca interdição parcial na Avenida JK

Redação

Prefeitura leva programa “Sua Vida Melhor Ainda” ao bairro Ana Jacinta neste domingo

Redação Oeste Cidade

Depois de anos de espera, nova Ponte do Bambuzinho é entregue em Floresta do Sul

Redação Oeste Cidade

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar