27.8 C
Presidente Prudente
2 de fevereiro de 2026
Oeste Cidade
GERAL

Avaliações do Saeb 2025 começam para 2 mil alunos da rede municipal de Prudente

Os estudantes dos quintos anos da Rede Municipal de Ensino de Presidente Prudente, totalizando 2.082 alunos de 29 escolas, iniciaram nesta segunda-feira (20/10) as avaliações do Saeb 2025 (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que seguem até o dia 31 de outubro.

Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Saeb é a principal avaliação nacional externa do Ministério da Educação (MEC). O exame tem como objetivo gerar e organizar dados sobre a educação no país, traduzindo-os em indicadores que auxiliam na compreensão da realidade educacional brasileira.

Aplicado a cada dois anos por avaliadores externos, o Saeb tem a função de verificar a proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com a matriz de referência proposta pelo Inep.

O Saeb é a principal avaliação nacional. O exame tem como objetivo gerar e organizar dados sobre a educação. Foto: Secom

A secretária municipal de Educação, [nome da secretária se desejar incluir], destacou que a avaliação é uma ferramenta essencial para avaliar a qualidade do ensino ofertado e planejar ações pedagógicas que possam aprimorar o aprendizado dos alunos. “Os resultados do Saeb nos ajudam a compreender o desempenho da rede e a definir estratégias de melhoria contínua na educação pública municipal”, pontuou.

O Saeb é um dos principais instrumentos para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), considerado o indicador oficial de qualidade da educação no Brasil.

Os resultados preliminares das avaliações estão previstos para divulgação entre os dias 6 e 10 de julho de 2026, pelo Inep.

Relacionados

Entrevista Exclusiva: Prefeito de Prudente comenta julgamento no TRE e revela planos após seis meses de mandato

Redação Oeste Cidade

Quase 10 mil atendimentos por mês: Hospital de Esperança une alta complexidade e cuidado humanizado

Redação Oeste Cidade

Acorrentar animais agora é proibido no estado de São Paulo

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar