A estagiária Lucineia Sobrinho de Souza, de 40 anos, faleceu na manhã desta terça-feira (28) no Hospital Regional Doutor Domingos Leonardo Cerávolo (HR), em Presidente Prudente (SP), após ser internada com suspeita de influenza. O caso levou ao fechamento temporário de uma creche municipal de Santo Anastácio, onde a vítima atuava, como medida preventiva de saúde pública.
De acordo com informações do HR, Lucineia deu entrada no pronto-socorro da unidade às 13h12 de segunda-feira (27), sendo atendida imediatamente pela equipe médica e multiprofissional. Devido à gravidade de seu quadro clínico, o óbito foi constatado na manhã desta terça-feira, às 6h14, informou o hospital em nota oficial.
O Hospital Regional de Presidente Prudente ressaltou que os protocolos clínicos foram seguidos rigorosamente e que o caso foi comunicado às autoridades competentes de saúde pública.

Prefeitura suspende atendimento na creche
A Prefeitura de Santo Anastácio confirmou que a profissional atuava como estagiária de apoio em uma creche municipal. Diante da suspeita de influenza e do contato com outras pessoas no ambiente escolar, a administração decidiu interromper as atividades da unidade por dois dias, período destinado à higienização e desinfecção completa do espaço.
A decisão foi definida durante reunião técnica realizada nesta terça-feira, que contou com a presença de representantes da Vigilância Epidemiológica e da Vigilância Sanitária, além das secretarias municipais de Saúde e Educação e de outros gestores públicos. O objetivo, segundo a Prefeitura, é garantir a segurança sanitária e evitar possíveis transmissões virais enquanto são aguardados os resultados laboratoriais que poderão confirmar ou descartar a infecção por influenza.
A administração municipal informou ainda que todas as medidas preventivas e orientações do Ministério da Saúde estão sendo seguidas, incluindo o monitoramento de profissionais e crianças que tiveram contato próximo com a estagiária.
A população foi orientada a procurar atendimento médico em caso de sintomas gripais intensos, como febre alta, tosse, dor de garganta, fadiga e dificuldade para respirar.
O corpo de Lucineia Sobrinho de Souza, será sepultada às 10h desta quarta-feira, no Cemitério Municipal de Santo Anastácio.


