28.8 C
Presidente Prudente
3 de fevereiro de 2026
Oeste Cidade
GERAL

Prudente celebra marca de 50% das escolas municipais climatizadas e projeta 100% até 2026

O município de Presidente Prudente comemorou, nesta sexta-feira (6/11), uma conquista considerada histórica para a educação municipal: mais da metade das escolas da rede já contam com salas climatizadas. A marca representa um avanço significativo nas condições de ensino e conforto para alunos e professores.

Para celebrar o feito, a Prefeitura realizou uma cerimônia na Escola Municipal Giseli Dalefi, localizada no Residencial Universitário — uma das maiores unidades da rede, com 638 alunos. No local, 23 salas de aula receberam aparelhos de ar-condicionado recentemente, consolidando a meta da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) de oferecer um ambiente mais agradável e propício à aprendizagem.

O evento contou com a presença do prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã, da secretária municipal de Educação, Karina Gomes, do deputado estadual Mauro Bragato e do membro do Conselho Escolar, João Paulo Pazote, além da equipe gestora da escola.

Prefeitura realizou uma cerimônia na Escola Municipal Giseli Dalefi, localizada no Residencial Universitário. Foto: Secom

A escolha da EM Giseli Dalefi teve um simbolismo especial: no início de 2025, alunos gravaram um vídeo em que expressavam o desejo de ter salas climatizadas. Menos de um ano depois, o pedido foi atendido — um gesto que emocionou a comunidade escolar e marcou a data como um momento de realização coletiva.

De acordo com dados da Seduc, mais de 30 escolas municipais estão hoje 100% climatizadas, das 66 que compõem a rede. As demais unidades já estão em fase de adequação elétrica ou aguardando a instalação dos equipamentos adquiridos.

O membro do Conselho Escolar da unidade, João Paulo Pazote, destacou a importância do investimento não apenas pelo conforto, mas também pelo impacto pedagógico.

“O ar-condicionado vai muito além do bem-estar. Em uma cidade quente como Prudente, ele se torna um aliado no processo de ensino-aprendizagem. Um ambiente agradável faz o aluno se concentrar melhor e participar mais das aulas. A comunidade escolar está muito grata por esse avanço”, afirmou.

O prefeito Milton Carlos de Mello e os presentes, acompanharam uma apresentação de alunos na escola. Foto: Secom

A secretária de Educação, Karina Gomes, ressaltou o empenho de toda a equipe e o apoio de parceiros para que o projeto se tornasse realidade.

“Essa conquista é fruto de muito trabalho e união. Agradeço ao prefeito Tupã, ao deputado Mauro Bragato, que destinou recursos para essa finalidade, e às equipes que não mediram esforços. Em algumas escolas, apenas a adequação elétrica custou até R$ 140 mil. Mesmo assim, estamos avançando com planejamento e responsabilidade”, destacou.

Encerrando o evento, o prefeito Tupã reforçou o compromisso de sua gestão com a melhoria da infraestrutura educacional e o bem-estar dos estudantes.

“Ver o sorriso dessas crianças e a alegria de estudar em um espaço mais acolhedor é a melhor recompensa. Cumprimos mais uma promessa feita à população, e o trabalho continua. Hoje celebramos 50%, mas nosso objetivo é chegar a 100% das escolas climatizadas até o próximo ano”, afirmou o prefeito.

Com o avanço do programa, a Prefeitura reafirma sua política de valorização da educação pública, garantindo que o aprendizado ocorra em um ambiente moderno, seguro e confortável — um investimento direto no futuro das novas gerações prudentinas.

Relacionados

Morre Edmir Marques Caldeira, pai do vereador Edgar Caldeira

Redação

Prefeitura define novo valor da UFM para 2026; IPTU e demais tributos serão reajustados em Prudente

Redação

IPVA 2026: posso fazer o pagamento do imposto com Pix? Veja formas de quitação

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar