27.8 C
Presidente Prudente
2 de fevereiro de 2026
Oeste Cidade
GERAL

Governo de SP autoriza início das obras de ampliação do Aeroporto de Presidente Prudente em 2 de dezembro

As obras de reforma e ampliação do Aeroporto Estadual Adhemar de Barros, em Presidente Prudente (SP), têm início marcado para o dia 2 de dezembro, consolidando mais um avanço na infraestrutura aeroportuária do Oeste Paulista.

A confirmação ocorreu durante visita técnica realizada na manhã desta terça-feira (25), com a presença do diretor responsável pela administração dos aeroportos do Estado de São Paulo, Dario Raiz Lopes, e representantes da empresa contratada para executar o projeto.

A inspeção teve como objetivo ajustar detalhes finais da execução, revisar pontos estruturais e validar o cronograma inicial das intervenções, garantindo que o canteiro de obras esteja preparado para o início imediato dos trabalhos. A iniciativa integra o conjunto de ações do Governo do Estado para modernização e fortalecimento da aviação regional.

Acompanhando de perto todas as etapas do processo, o deputado estadual Mauro Bragato, responsável pela articulação do investimento destacou que a ampliação atende a uma demanda histórica da população e do setor produtivo da região.

“Esta obra é estratégica para ampliar a capacidade operacional do aeroporto, atrair novos voos regulares e melhorar a experiência dos passageiros, eu tinha esse compromisso com a região e hoje iniciamos esse pontapé para reforma”, afirmou deputado. 

O diretor AESP Dario Raiz Lopes, esteve nesta terça-feira participando de visita técnica no aeroporto. Foto: Secom

Ampliação e Modernização da Estrutura

O projeto prevê uma transformação significativa na infraestrutura do terminal, que passará por uma expansão completa:

  • Ampliação do terminal para 2.639 m², mais que o dobro do tamanho atual.

  • Novo fluxo interno de embarque e desembarque, redesenhado para garantir maior eficiência, conforto e segurança.

  • Duas salas de embarque ampliadas, com climatização reforçada, melhorias em acessibilidade e maior capacidade de atendimento.

  • Dois portões de embarque, reorganizando a dinâmica operacional do aeroporto.

  • Três áreas para cafés e convivência, ampliando as opções de serviços e oferecendo mais conforto aos usuários.

  • Reforma geral de instalações, incluindo sistemas elétricos, banheiros, sinalização, pisos, iluminação e áreas de circulação.

As intervenções são consideradas fundamentais para atender ao crescimento da demanda por transporte aéreo na região, impulsionada pelo aumento de atividades empresariais, universitárias e de serviços.

Obras de reforma e ampliação do Aeroporto Estadual Adhemar de Barros, têm início marcado para o dia 2 de dezembro.

UEPP vê impacto regional e perspectivas

A modernização do Aeroporto Adhemar de Barros é vista como um ponto de inflexão para o desenvolvimento econômico do Oeste Paulista. A expectativa é que a nova estrutura permita ampliar a oferta de destinos, fortalecer a conectividade regional e criar condições mais favoráveis para a instalação de novas rotas operadas por companhias aéreas.

Para o presidente da UEPP (União das Entidades de Presidente Prudente e Região), Marcos Nomura, essa conquista é de toda a região.

“Essa é uma luta de muitos anos, construída com diálogo permanente e participação ativa da sociedade civil organizada, com apoio do deputado estadual Mauro Bragato. Ao longo desse período, realizamos diversas reuniões com a ARTESP, com a concessionária ASP e com autoridades estaduais e municipais, sempre ao lado de entidades parceiras como a ACIPP (Associação Comercial e Empresarial de Presidente Prudente), Grupo Lidera, OAB Prudente e o CODEPP (Conselho de Desenvolvimento Econômico de Presidente Prudente) e o CIESP. Para a UEPP, este é um marco importante que reafirma a força do trabalho coletivo, da mobilização regional e do compromisso com o desenvolvimento do Oeste Paulista”, comenta Nomura.

Nova estrutura permita ampliar a oferta de destinos, fortalecer a conectividade regional. Foto: Arquivo

Estrutura e ofertas de destinos

A modernização do Aeroporto Adhemar de Barros é vista como um ponto de inflexão para o desenvolvimento econômico do Oeste Paulista. A expectativa é que a nova estrutura permita ampliar a oferta de destinos, fortalecer a conectividade regional e criar condições mais favoráveis para a instalação de novas rotas operadas por companhias aéreas.

Além de beneficiar diretamente passageiros e empresas locais, o investimento deve gerar impactos positivos na cadeia produtiva, no turismo e na atração de novos negócios para Presidente Prudente e cidades vizinhas.

As obras seguem o cronograma estabelecido e representam um passo decisivo para elevar o padrão de qualidade do aeroporto, consolidando-o como um equipamento estratégico para o desenvolvimento regional.

Relacionados

Mutirão do Grupo Athia reforça importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata

Redação

Promotor prudentino alerta para falta de proteção a autoridades

Redação

Defesa Civil e Assistência Social montam Dormitório Emergencial no Estádio Caetano Peretti

Redação Oeste Cidade

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar