Equipes da Polícia Militar Ambiental, com apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar, flagraram a degradação ambiental em uma propriedade rural no município de Rosana (SP). No local, uma máquina retroescavadeira foi surpreendida realizando a retirada de vegetação nativa.
VÍDEO: Assista como foi a operação
Segundo a Polícia Ambiental, a ocorrência estimada preliminarmente uma área de em aproximadamente 40 campos de futebol — está sendo mensurada com o auxílio de imagens de satélite. A medição será fundamental para a responsabilização do proprietário da fazenda e da empresa que executava o serviço.
Participe do grupo do WhatsApp do Oeste Cidade
Diante da irregularidade, as atividades foram imediatamente suspensas e o maquinário utilizado na intervenção ambiental foi apreendido. Após a conclusão da mensuração, os responsáveis serão autuados administrativamente, com multa de R$ 5.500,00 por hectare, conforme previsto no artigo 49 da Resolução SIMA nº 05/21, além do embargo da área degradada.

Além das sanções administrativas, os envolvidos também responderão criminalmente com base no artigo 50 da Lei Federal nº 9.605/98, que trata dos crimes ambientais.


