A cidade de Presidente Prudente celebrou neste domingo (7), o Desfile Cívico da Independência do Brasil, em homenagem ao 7 de Setembro.
As atividades tiveram início às 9h com o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e do Município. O evento contou com a participação de homens, mulheres e crianças que foram às ruas demonstrando civismo, exercendo a cidadania e o patriotismo, seja desfilando ou assistindo ao evento, demonstrando amor à pátria e celebrando este marco da história brasileira.
Durante o desfile, o controle das avenidas e ruas utilizadas no evento ficou sob a responsabilidade de fiscais de trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), garantindo a fluidez de pedestres e veículos na região.

O desfile contou com a participação das seguintes instituições:
-
Tiro de Guerra de Presidente Prudente
-
18° Batalhão de Polícia Militar do Interior
-
8º Batalhão de Ações Especiais de Polícia
-
2ª Companhia de Policiamento Rodoviário
-
3ª Companhia de Polícia Ambiental
-
14° Grupamento de Bombeiros
-
Polícia Civil
Além das autoridades, o público também demonstrou entusiasmo. A professora Maria Helena de Souza, que levou os filhos para assistir ao desfile, elogiou a organização: “É emocionante ver as crianças participando e aprendendo a valorizar a nossa história. O desfile foi muito bonito e bem organizado.”
O estudante Lucas Pereira, de 17 anos, disse que é um orgulho ver a cidade unida:“Gostei muito de acompanhar, principalmente a entrada da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Isso mostra a força do nosso povo e da nossa cidade.”
Já o aposentado José Carlos Mendes, morador da Vila Marcondes, ressaltou a importância de manter a tradição: “Eu acompanhei anos atrás ficou tempo sem, agora voltou eu sempre me emociono. É uma forma de mostrar respeito pelo nosso país e de lembrar a importância da independência.”
O prefeito Milton Carlos de Mello, Tupã, reforçou a relevância da data: “Eventos como esse são importantes para a cidade, pois marcam um resgate nesta data tão significativa para a Independência do nosso país, além de permitir ver a participação popular, que compareceu em grande número.”
Após seis anos, o desfile voltou ao calendário da cidade, com a Prefeitura retomando a organização em celebração à Independência do Brasil.