21.3 C
Presidente Prudente
19 de outubro de 2025
Oeste Cidade
REGIÃO

Renato Ishikawa recebe Título de Cidadão Machadense

Na manhã deste domingo (13), a Câmara Municipal de Álvares Machado homenageou o senhor Renato Ishikawa com o Título de “Cidadão Machadense”, durante a cerimônia de abertura da 105ª edição do tradicional Shokonsai. O evento aconteceu no único cemitério japonês do Brasil, reforçando a ligação histórica e cultural entre a cidade e a comunidade nipo-brasileira.

A solenidade contou com a presença de diversas autoridades locais, representantes da Associação Cultural, Esportiva e Agrícola Nipo-brasileira de Álvares Machado (Aceam), além do cônsul para Assuntos Políticos e Gerais do Consulado Geral do Japão em São Paulo, Daisuke Hattori, e do deputado estadual Mauro Bragato.

A honraria foi entregue pelos vereadores José Carlos Cabrera (PSDB), Regina Márcia (PP) e Néia Coronel Goulart (PSDB), autores do projeto de lei que concedeu o título a Ishikawa. Durante os discursos, os parlamentares destacaram a importância da homenagem, unindo tradição, cultura e reconhecimento público.

Conheça quem é Renato Ishikawa

Nascido em 1938, na cidade de Paraguaçu Paulista, Renato Ishikawa atualmente reside em Barueri (SP). É amplamente reconhecido por sua dedicação à comunidade nipo-brasileira, com forte atuação na preservação da cultura japonesa no Brasil, além de ser voluntário em diversas iniciativas sociais e hospitalares. Sua trajetória é marcada por um compromisso contínuo com o bem-estar coletivo, a memória cultural e o fortalecimento comunitário.

“Da mesma forma que brilhou no campo profissional, o homenageado atuou de forma contundente como voluntário em importantes entidades na luta pela preservação da cultura japonesa no Brasil, como também na área hospitalar, deixando como legado a humanização dos serviços prestados. A sua contribuição a Álvares Machado transcende o gesto de doação. Trata-se de uma ação com forte conteúdo cultural, afetivo e comunitário”, afirmou o vereador José Carlos Cabrera.

Renato Ishikawa também foi o responsável pela doação das mudas de cerejeira que formam o novo Parque das Cerejeiras, inaugurado neste domingo no Cemitério Japonês. A cerejeira, símbolo da beleza súbita da vida na cultura japonesa, agora floresce em solo machadense como um marco de memória, identidade e paz. “A entrega desta homenagem durante o Shokonsai é profundamente representativa, unindo a ação concreta de preservação do patrimônio cultural com o reconhecimento público por parte desta Casa Legislativa”, frisou a vereadora Néia Coronel Goulart.

A vereadora Regina Márcia também ressaltou a importância da data e da homenagem: “E, agora, terá mais uma cidade cravada em sua alma. Um dia de grande festa, onde o Legislativo tem a honra de outorgar e entregar o título de Cidadão Machadense ao senhor Renato Ishikawa”, disse.

Visivelmente emocionado, Ishikawa agradeceu a honraria com humildade e alegria:

“Não sei se mereço, mas fico muito honrado com esse título. É um grande compromisso para continuar trabalhando aqui na comunidade do Oeste Paulista. É uma grande responsabilidade que recebo agora. É um título que recebo com muita alegria.”

Além da entrega do título e da inauguração do parque, também foi inaugurada a ponte que liga o Lago das Cargas à ilha central do cemitério. A estrutura foi batizada de “Tsunagari”, termo japonês que simboliza a “união das pessoas”, reafirmando o espírito de coletividade e integração que marcou todo o evento.

O reconhecimento concedido neste domingo reforça a importância de valorizar lideranças que constroem pontes — físicas e simbólicas — entre culturas, comunidades e gerações. Renato Ishikawa, com sua trajetória de dedicação e generosidade, agora tem seu nome eternizado na história de Álvares Machado.

Matéria produzida por: Rogério Mative

Relacionados

Nova onda de mortes de gatos por envenenamento assusta moradores da Vila Baruta, em Venceslau

Redação Oeste Cidade

Encontro define detalhes para implantação do SAMU na região

Redação

Motociclista sofre colisão e condutor foge sem prestar socorro

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar