Na noite desta segunda-feira (28), um homem foi preso em flagrante por tentativa de furto qualificado após invadir o quintal de uma residência no centro de Presidente Prudente. O caso ocorreu na Rua Piratininga, em um condomínio residencial.
Segundo o boletim de ocorrência, a vítima de 58 anos, relatou que estava em casa cuidando da mãe, que é idosa e acamada, quando notou a presença de um homem no quintal. O suspeito segurava duas cadeiras de área e se preparava para pular o portão da frente com os objetos.
Ao perceber que foi flagrado, o homem abandonou as cadeiras e tentou fugir pulando o portão, mas foi contido por populares que ouviram os gritos de socorro da vítima. Os moradores conseguiram imobilizá-lo até a chegada da Polícia Militar, que realizou a detenção do indivíduo com uso de algemas para garantir a segurança dos presentes.
O suspeito um homem de 47 anos, apresentava escoriações leves pelo corpo, atribuídas à ação das pessoas que o seguraram no local. Durante o interrogatório na delegacia, ele negou a autoria do crime, alegando que apenas passava pelo local após ter ido a uma farmácia, quando foi injustamente acusado pela moradora.
Apesar da negativa, a autoridade policial considerou presentes os indícios de autoria e materialidade do crime, com base nos depoimentos colhidos e demais evidências. A tentativa de furto foi classificada como qualificada, em razão da escalada do portão de cerca de dois metros, conforme informado pela vítima e constatado em vistoria preliminar.
O suspeito que já possuía extensa ficha criminal por crimes contra o patrimônio, incluindo furtos e roubos, está atualmente em cumprimento de pena no regime aberto, com progressão de regime concedida em setembro de 2024.
Diante da sua reincidência, o delegado solicitou a conversão da prisão em flagrante para prisão preventiva, argumentando que a liberdade do investigado representa risco à ordem pública e à segurança da sociedade.