27.9 C
Presidente Prudente
26 de agosto de 2025
Oeste Cidade
REGIÃO

Anta resgatada com queimaduras graves e segue em tratamento intensivo

O primeiro caso oficialmente notificado por um centro credenciado pelo Governo de São Paulo de animal silvestre vítima de incêndio florestal foi registrado neste fim de semana. Trata-se de uma Anta (Tapirus terrestris), fêmea adulta, resgatada em Teodoro Sampaio (SP). O animal está sob cuidados intensivos na Apass (Associação Protetora de Animais Silvestres), em Assis.

O resgate foi realizado por brigadistas do Parque Estadual Morro do Diabo, administrado pela Fundação Florestal – vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil) – em parceria com a Polícia Militar Ambiental. A anta foi encontrada debilitada, com lesões graves, dentro de um açude em meio a um canavial. Para o transporte até Assis, cerca de 180 km do local, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) disponibilizou caminhão e motorista, garantindo a chegada segura do animal à Apass.

Segundo a entidade, a anta apresenta queimaduras de 1º, 2º e 3º graus em aproximadamente 70% do corpo, perda total da visão e comprometimento de uma orelha. Apesar da gravidade, alimenta-se e bebe água voluntariamente.

“Estamos trabalhando intensamente para garantir conforto e qualidade de vida para esse animal, mesmo sabendo que não será possível devolvê-lo à natureza. É uma paciente que exigirá cuidados prolongados, com protocolos para analgesia, antibióticos, anti-inflamatórios e manejo das lesões. O apoio que recebemos de órgãos parceiros foi fundamental para que esse resgate acontecesse”, explicou Natália Tomaz Inácio de Godoy, diretora executiva da Apass.

A suspeita é de que as lesões da anta sejam decorrentes de um incêndio ocorrido em 17 de agosto na região do Parque Estadual Morro do Diabo, único evento registrado neste mês. Assim, o animal teria permanecido pelo menos cinco dias ferido, sem atendimento, até ser encontrado no açude.

O caso chama a atenção para os impactos das queimadas sobre a fauna e reforça a importância da integração entre órgãos ambientais, entidades parceiras e sociedade civil.

Relacionados

Regente Feijó lança Campanha do Agasalho 2025 com distribuição gratuita de roupas

Redação Oeste Cidade

Prefeitura explica mudanças nas ESF após reclamações em Regente Feijó

Redação

Idoso morre em acidente de trabalho ao cair em máquina em cerâmica de Panorama

Redação Oeste Cidade

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar