18.8 C
Presidente Prudente
22 de setembro de 2025
Oeste Cidade
ESPORTESGERAL

FPF estreia tecnologia inédita de arbitragem na Copa Paulista

O Portal Oeste Cidade participou, nesta quarta-feira (17), da apresentação feita pela Federação Paulista de Futebol (FPF) sobre uma inovação que promete transformar a arbitragem no futebol brasileiro. Trata-se do Football Video Support (FVS), sistema de apoio por vídeo que será utilizado de forma inédita na fase semifinal da Copa Paulista.

Diferente do tradicional VAR, o FVS adota o modelo de “desafio”, já comum em esportes como vôlei, tênis e NBA. Cada treinador terá direito a duas solicitações por jogo, podendo pedir a revisão de quatro tipos de lances: gol; pênalti, cartão vermelho direto e cartão aplicado ao jogador errado.

Para acionar o recurso, o técnico faz o gesto característico — girando o dedo no ar — e entrega ao quarto árbitro um cartão de solicitação. Na sequência, o árbitro principal vai até a cabine à beira do gramado, assiste ao lance em vídeo e decide se mantém ou altera a marcação. Caso o pedido seja correto, o time não perde o desafio.

FVS adota o modelo de “desafio”, já comum em esportes como vôlei, tênis e NBA. Foto: Reprodução

O vice-presidente da Comissão de Arbitragem da FPF, Ednilson Corona, destacou o ineditismo e a importância da ferramenta: “A ideia é estudar tudo o que acontecer para que seja um sucesso. Queremos entregar um resultado justo para as equipes”, afirma.

Ele reforçou que a tecnologia será usada para corrigir apenas erros claros: “A arbitragem está preparada para tudo. O desafio vem apenas para os erros claros, onde a equipe tem a possibilidade de corrigir. Nesse momento estamos valorizando a competição e engrandecendo a Copa Paulista.”, destaca Corona.

O anúncio foi feito aos quatro clubes semifinalistas — XV de Piracicaba, Comercial, Primavera e Grêmio Prudente — durante o Conselho Técnico realizado na última segunda-feira (15).

A tecnologia já foi testada pela Fifa em torneios de base, como a Copa do Mundo Feminina Sub-20 de 2024, e faz parte de uma estratégia de “democratização” do uso de vídeo na arbitragem, permitindo que competições de menor porte também tenham acesso a decisões mais justas, sem o alto custo de operação do VAR.

Além disso, o FVS só revisa automaticamente lances de gol e disputas de pênalti, sem necessidade de solicitação dos técnicos. Não há traçado de linha de impedimento nem árbitro de vídeo, o que torna o processo mais ágil e acessível.

Quem estiver no Estádio Prudentão, no jogo de ida da semifinal entre Grêmio Prudente e Primavera, que acontece neste sábado (20), já poderá acompanhar os trabalhos do novo sistema em ação.

Relacionados

Vitória de advogado prudentino: Moraes desbloqueia redes de Constantino

Redação

Após visita, equipe do MEC se surpreende com Cidadescola

Redação

Kesley tem grave lesão e pode ficar 8 meses fora

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar