A falta de sangue no Hemocentro da Santa Casa de Presidente Prudente acendeu um alerta e mobilizou entidades locais. Para enfrentar a queda nas doações registrada neste período do ano, a Loja Maçônica Liberdade, Justiça e Trabalho nº 175 e o Lions Clube Presidente Prudente – Centenário promovem, entre os dias 1º e 20 de setembro, a campanha “Doe Vida. Doe Sangue”.
O gesto solidário pode salvar até quatro vidas, ressalta Emerson Ribas, presidente da Loja Maçônica Liberdade, Justiça e Trabalho nº 175. Segundo ele, a campanha não tem limite de meta, pois todos podem doar e colaborar com a causa. “Nossa missão é sensibilizar novos voluntários e reengajar aqueles que estão afastados da prática. A necessidade é urgente”, afirmou.

Como incentivo, os primeiros 100 participantes receberão um chaveiro alusivo à campanha, e todos os doadores concorrerão ao sorteio de uma TV Smart de 43 polegadas, que será realizado em 27 de setembro.
Podem doar pessoas de 18 a 69 anos, em boas condições de saúde e com peso mínimo de 50 quilos. As coletas acontecem no Hemocentro da Santa Casa, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h.
Para a representante do Lions Clube Centenário, Alexandrina Isabel, essa diferença pode salvar vidas. “Pode parecer um gesto simples, mas para quem espera por uma transfusão, é a diferença entre a vida e a morte. Só o amor constrói”.
Criada em 2015, a campanha já foi realizada em outros anos, como 2016, 2017 e 2023, sempre com o propósito de minimizar a dor e o sofrimento de quem depende do banco de sangue. Em 2025, mais uma vez, a iniciativa se fortalece como um ato de solidariedade e esperança.