21.8 C
Presidente Prudente
5 de julho de 2025
Oeste Cidade
GERAL

Partidos políticos têm até hoje para entregar prestação de contas de 2024

O prazo para a entrega da prestação de contas anuais dos partidos políticos, referente ao exercício de 2024, se encerra na próxima segunda-feira, 30 de junho. Todas as legendas que estiveram ativas em qualquer período do ano passado devem apresentar suas contas à Justiça Eleitoral, independentemente de terem ou não movimentado recursos financeiros.

A entrega deve ser feita exclusivamente pelo Sistema de Prestação de Contas Anual (SPCA), ferramenta disponibilizada pela Justiça Eleitoral e acessível 24 horas por dia. As agremiações que não movimentaram verbas também estão obrigadas a enviar uma declaração formal de ausência de movimentação financeira.

No site do SPCA, as usuárias e usuários encontram um guia detalhado sobre o uso da plataforma, com instruções para login, ativação de cadastro, recuperação de senha e solução de eventuais problemas de acesso. O portal também disponibiliza uma seção com perguntas frequentes para auxiliar no preenchimento das informações.

Entre os documentos exigidos estão: relação de contas bancárias abertas, demonstrativos de recursos do Fundo Partidário, de doações e contribuições recebidas, de obrigações a pagar, dívidas de campanha, extrato da prestação de contas e resumo financeiro da legenda.

A obrigatoriedade da prestação de contas está prevista no artigo 17, inciso III, da Constituição Federal, no artigo 32 da Lei nº 9.096/95 (Lei dos Partidos Políticos), e na Resolução TSE nº 23.604/2019, que regulamenta o procedimento com objetivo de garantir a transparência na origem e destinação dos recursos utilizados pelos partidos. O Plano de Contas aplicável foi definido pela Portaria TSE nº 987/2022.

A análise dos documentos varia conforme o nível da direção partidária: o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julga as contas dos diretórios nacionais; os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), as dos diretórios estaduais; e os juízos eleitorais, as dos diretórios municipais. No estado de São Paulo, o site do TRE-SP oferece mais informações e orientações sobre o processo.

O não cumprimento da obrigação pode acarretar a suspensão dos repasses das cotas do Fundo Partidário à legenda inadimplente.

Relacionados

Casos de assédio moral crescem 18% em Presidente Prudente em 2025

Redação Oeste Cidade

SAREM é aplicado a partir de hoje na rede municipal de Presidente Prudente

Redação Oeste Cidade

Dia de Combate ao Trabalho Infantil terá caminhada dia 14 de junho no Calçadão

Redação Oeste Cidade

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar