Não por acaso, está terça-feira (23) é comemorado o Dia Nacional do Sorvete, data instituída em 2002 pela ABIS (Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes) para movimentar o setor e celebrar o produto que é a cara do calor brasileiro.
O calorão está de volta na região de Prudente. Ontem segunda-feira (22), às 15h19, a primavera teve início e, mesmo após as rajadas de vento que atingiram a cidade desde domingo (21), a nova estação vai além do colorido das flores: ela também impulsiona um setor que cresce a cada ano — o de sorvetes.
Consumo sobe de setembro a março
Seja nos sabores frutados, como morango e manga, ou nos clássicos mais adocicados, como chocolate e leitinho trufado, o consumo dispara entre setembro e março — período que abrange a primavera e o verão — quando o clima quente dita o ritmo da cidade.
Presidente Prudente reflete esse crescimento: já são 44 sorveterias e 8 fábricas ativas, que movimentam a economia local, geram empregos e criam novas oportunidades.
“Prudente é naturalmente quente, e todo segmento que ajuda a aliviar esse calor encontra espaço para crescer. O setor de sorvetes mostra como nossa cidade tem criatividade e capacidade empreendedora, oferecendo muito mais que um produto: entregando confiança e gerando oportunidades”, afirma o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tiago Oliveira.
Setor bilionário
De acordo com a ABIS, o setor de sorvetes movimenta cerca de R$ 13 bilhões por ano no Brasil, com 10 mil empresas ligadas ao ramo, responsáveis por gerar aproximadamente 100 mil empregos diretos e outros 200 mil indiretos.
“Esse crescimento também se reflete em Prudente. A cada esquina vemos uma sorveteria, temos um número considerável de fábricas, além do tradicional carrinho de picolé, todos movimentando empregos, renda e mostrando a força do nosso comércio”, finaliza o secretário de desenvolvimento econômico.