23.8 C
Presidente Prudente
5 de julho de 2025
Oeste Cidade
GERAL

Surto de Influenza lota leitos no Hospital Regional de Presidente Prudente

O Hospital Regional (HR) de Presidente Prudente enfrenta uma situação crítica devido ao avanço rápido de um surto de influenza que tem atingido principalmente o público infantil. Com a UTI pediátrica operando com três vezes mais pacientes do que o número de leitos disponíveis, médicos e autoridades de saúde alertam para a gravidade do cenário.

De acordo com o médico intensivista Renato Ferrari, o hospital vive uma das piores fases dos últimos anos no atendimento a casos respiratórios graves em crianças.

“Temos hoje seis leitos pediátricos credenciados, mas já estamos com 18 crianças internadas em ventilação mecânica. Isso significa que estamos com 300% da nossa capacidade ocupada, e novos casos continuam chegando todos os dias”, disse o médico em entrevista.

Ferrari destaca que os quadros são, em sua maioria, relacionados ao vírus da influenza, embora também haja aumento de infecções simultâneas com Covid-19 e outros vírus respiratórios sazonais.

“Estamos vendo um padrão diferente este ano: crianças que normalmente evoluiriam bem, agora estão apresentando complicações graves, precisando de suporte ventilatório intensivo. Isso nos preocupa muito.”

Vacinação em baixa

Apesar da gravidade dos casos, a procura pela vacinação contra a gripe segue abaixo do esperado. Em Presidente Prudente, o imunizante está disponível para todas as faixas etárias, mas a adesão tem sido considerada baixa pelas autoridades de saúde.

A baixa cobertura vacinal preocupa as autoridades de saúde. A imunização é uma das principais formas de prevenir complicações graves da influenza, especialmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades.

A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação e orienta a população a procurar as unidades de saúde mais próximas. O cenário atual exige atenção redobrada da comunidade e o reforço das medidas de prevenção, como o uso de máscara em locais fechados e a higienização constante das mãos.

Explosão na procura por testes

Paralelamente ao aumento das internações, clínicas particulares da cidade também registraram um crescimento expressivo na procura por testes para H1N1 e Covid-19.

“Nas últimas duas semanas, tivemos um aumento de quase 70% na demanda por testes respiratórios. Em muitos casos, o paciente apresenta sintomas gripais leves, mas deseja confirmar se é influenza ou coronavírus”, explica Mariana Tavares, diretora de uma rede de laboratórios.

A boa notícia, segundo ela, é que os testes têm resultado rápido:

“Em geral, conseguimos liberar os resultados no mesmo dia, o que ajuda na orientação médica e no início mais precoce do tratamento.”

Situação deve piorar com o inverno

Com a chegada do inverno e a maior circulação de vírus respiratórios, a expectativa é de que os casos continuem aumentando. A Secretaria de Saúde de Presidente Prudente pede que a população redobre os cuidados:

  • Mantenha a vacinação em dia;

  • Evite aglomerações em locais fechados;

  • Use máscara se estiver com sintomas gripais;

  • Higienize as mãos com frequência.

📍SERVIÇO:
A vacina contra a gripe está disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e ESFs de Presidente Prudente, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Relacionados

Olimpíada de matemática das escolas públicas aplica prova nesta terça

Redação Oeste Cidade

Vacinação nas Escolas de Prudente encerra campanha com 4.148 doses aplicadas

Redação Oeste Cidade

Cartão de passe será obrigatório nos fins de semana em Prudente

Redação Oeste Cidade

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar