Um caso de furto de motocicleta terminou em prisão em flagrante neste sábado (16), em Presidente Prudente (SP). O veículo, uma Honda/CG 160 Start de cor prata, avaliada em cerca de R$ 20 mil, havia sido furtado pela manhã na Rua Joaquim Nabuco, no Centro, e foi recuperado horas depois em um posto de combustíveis na Avenida Alberto Bonfigliori, próximo à Rodovia Raposo Tavares.
Segundo o boletim de ocorrência, a motocicleta pertence a um rapaz de 23 anos, que relatou que sua esposa havia estacionado o veículo em frente ao trabalho por volta das 8h. Ao retornar, pouco depois do meio-dia, constatou que a moto havia sido levada. Imagens de câmeras de monitoramento registraram a ação criminosa, mostrando um homem furtando o veículo com o uso de uma chave “micha”.
A notícia do furto se espalhou rapidamente por grupos de WhatsApp, o que ajudou na localização do veículo e do suspeito em um posto de combustíveis conhecido como “Rodo Truck”. No local, o autor um adolescente de 19 anos, tentava abastecer a motocicleta quando foi reconhecido e detido por populares. Para evitar sua fuga, ele foi amarrado com enforca-gatos nos pés e nas mãos até a chegada da Polícia Militar.
De acordo com a PM, com o suspeito foram apreendidos um capacete preto com listras azuis e uma chave de fenda adaptada, utilizada como chave micha. Em vistoria na motocicleta, os policiais constataram que o miolo de ignição estava estourado, a fiação elétrica rompida e a tampa do tanque danificada.
Durante a abordagem, o jovem confessou o crime e afirmou que havia vindo de Teodoro Sampaio para Presidente Prudente no dia anterior, dormido na rodoviária e saído pela manhã com a intenção de furtar uma motocicleta. Ele ainda relatou que chegou a esconder o veículo em um terreno baldio antes de tentar abastecê-lo para retornar à sua cidade de origem.
O proprietário da moto também esteve presente no posto e acompanhou toda a ação. Em depoimento, afirmou que, além do susto, teve prejuízos com os danos no veículo.
Segundo caso em uma semana
Este foi o segundo caso recente em que populares intervieram em furtos de motocicletas em Presidente Prudente. Em um episódio anterior, no Centro, moradores também ajudaram a recuperar um veículo, mas o suspeito acabou sendo agredido e ficou ferido.
O delegado de plantão homologou a prisão em flagrante o suspeito que foi indiciado por furto qualificado mediante uso de chave falsa, conforme o artigo 155, §4º, inciso III, do Código Penal. Ele deve passar por audiência de custódia neste domingo (17).
A motocicleta foi apreendida, periciada e posteriormente devolvida ao proprietário. As imagens de monitoramento que registraram o furto foram anexadas ao inquérito.