34.3 C
Presidente Prudente
27 de setembro de 2025
Oeste Cidade
POLÍTICA

Áudio aberto revela diálogo entre Izaque Silva e Douglas Kato

Minutos após a sessão da Câmara Municipal de Presidente Prudente que aprovou a instauração de duas Comissões Processantes para apurar suposta quebra de decoro parlamentar do vereador Izaque Silva, um episódio inusitado ocorreu no plenário: um microfone aberto revelou um diálogo entre o parlamentar e o vereador Douglas Kato.

Ouça o áudio do diálogo (o trecho está na sessão da câmara realizado no dia 12 de agosto):

O áudio foi captado porque Izaque, sem perceber, manteve o microfone ligado enquanto conversava com Kato, expondo insatisfações e análises sobre o cenário político após a votação.

Visivelmente abatido, Izaque Silva expressou frustração ao comentar sobre o vereador Demerson Dias, presidente de uma das comissões recém-instaladas. “Como pude um dia confiar no Demerson, rapaz do céu”, disse, revelando decepção com a postura do colega.

Na tentativa de acalmar o aliado, Douglas Kato sugeriu que mantivessem esperança no desfecho favorável das investigações, dizendo para “torcer” para que os pareceres das comissões conduzam ao arquivamento do processo de cassação. Segundo o diálogo, Kato avaliou que, caso o procurador legislativo Dr. Fernando Monteiro “alivie” na condução, haveria chance de um resultado menos severo.

Vale lembrar que, por ser parte envolvida em um dos pedidos de cassação, o procurador legislativo Fernando Monteiro não está participando do caso. A condução jurídica dos trabalhos foi delegada ao advogado Rufino Campos, contratado especificamente pela Câmara Municipal para atuar neste processo.

Apesar da tentativa de otimismo, ambos admitiram que essa possibilidade poderia não ser suficiente para encerrar a crise. Em seguida, Kato percebeu que o microfone de Izaque estava aberto e o alertou para desligá-lo, encerrando rapidamente a conversa.

O incidente acabou expondo, de forma espontânea, percepções sobre a votação o caso se soma ao clima de tensão política na Câmara, que agora acompanha o andamento das duas comissões com prazo de 90 dias para conclusão após a notificação do acusado — notificação esta que deve ocorrer em até cinco dias a partir da deliberação desta segunda-feira (11).

Relacionados

Vereador denuncia perseguição e chama servidor de “marajá”

Redação Oeste Cidade

EXCLUSIVO: Guilherme Piai confirma presença de Jair Bolsonaro e governadores na Feicorte 2025 em Presidente Prudente

Redação Oeste Cidade

Câmara decide hoje sobre Comissão Processante contra Izaque Silva

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar