23.5 C
Presidente Prudente
12 de outubro de 2025
Oeste Cidade
POLÍTICA

Presidente da Câmara também pede cassação de Izaque Silva

A crise institucional na Câmara Municipal se agravou  ainda mais nesta sexta-feira (11), com o protocolo de um novo pedido de cassação do mandato do vereador Izaque Silva (PL), desta vez apresentado pelo presidente da Casa Willian Leite (PP). O documento acusa o parlamentar de quebra de decoro, conduta considerada incompatível com os princípios éticos e regimentais que regem o Legislativo.

O novo pedido vem à tona poucos dias após o procurador legislativo Fernando Monteiro ter ingressado com um requerimento semelhante, também apontando violações ao decoro parlamentar por parte de Izaque Silva. Com duas denúncias em sequência, o caso ganha contornos de crise política e pode resultar na abertura de um processo disciplinar com vistas à cassação do mandato.

Acusações e conduta ofensiva

Segundo o presidente da Câmara, o vereador Izaque Silva teria se exaltado durante sessão plenária, proferindo palavras de baixo calão contra a presidência da Casa e desrespeitando normas regimentais básicas. Em um dos trechos descritos na denúncia, o vereador teria afirmado, aos berros, que “esta presidência não o representa”, que “não há presidente nesta Casa de Leis”, além de ter se referido ao presidente com expressões ofensivas como “uma merda” e “um presidente de bosta”.

O documento ainda destaca que o vereador teria adotado postura agressiva e provocativa, quase chegando às vias de fato, comportamento que gerou constrangimento e tumulto durante os trabalhos legislativos. “Trata-se de uma conduta absolutamente incompatível com a liturgia do cargo de vereador e com o respeito que deve ser mantido entre os pares e com os cidadãos presentes”, destaca o pedido.

Infrações regimentais e processo disciplinar

De acordo com o texto apresentado, o comportamento do vereador representa uma infração funcional grave, uma vez que fere diretamente dispositivos do Regimento Interno e os princípios da urbanidade, da dignidade do cargo e da ordem institucional. O presidente solicita que o caso seja analisado pela Comissão de Ética e Disciplina, que deverá emitir parecer sobre o recebimento da denúncia e submeter a decisão ao plenário.

Caso o pedido seja acatado, será instaurada uma Comissão Processante com a responsabilidade de investigar os fatos e garantir o contraditório e ampla defesa ao acusado, conforme determina o Decreto-Lei nº 201/1967, que rege a perda de mandato de vereadores por infração ético-disciplinar.

Provas e fundamentação

O documento protocolado pelo presidente foi instruído com provas documentais e testemunhais que, segundo o denunciante, sustentam as acusações e demonstram a incompatibilidade da conduta do vereador com o exercício do cargo. As testemunhas deverão ser ouvidas pela Comissão de Ética, caso o pedido seja admitido.

Além disso, o teor do pedido reforça que o comportamento do vereador não é um caso isolado, mas sim parte de um histórico de atitudes desrespeitosas e recorrentes que vêm comprometendo o bom andamento das sessões legislativas.

Clima político tenso

Com dois pedidos de cassação em menos de uma semana, a Câmara vive um clima de tensão e instabilidade. A base governista e os oposicionistas observam atentamente os desdobramentos, que podem culminar em um dos processos de cassação mais polêmicos da legislatura.

A expectativa é que a Comissão de Ética se manifeste nos próximos dias sobre a admissibilidade do pedido. Caso a denúncia seja recebida, o vereador Izaque Silva poderá ser afastado temporariamente e terá direito a apresentar defesa escrita e participar de oitivas no decorrer do processo.

Relacionados

Izaque Silva pede reuniāo às pressas para frear possível cassaçāo

Redação

STF recebe denúncia de advogado prudentino contra partidos de aluguel

Redação

Câmara Municipal de Presidente Prudente convoca sessão para votar projeto sobre Tarifa Zero

Redação Oeste Cidade

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar