Uma cena de maus-tratos chocou a equipe da Polícia Ambiental na manhã desta quinta-feira (18), em uma estrada rural no Bairro da Estação, em Teodoro Sampaio (SP). Os policiais encontraram uma vaca deitada ao solo, extremamente debilitada, ao lado de um bezerro.
O animal apresentava ossos da coluna aparentes, estava sem água e alimento, e tinha a pata traseira esquerda amputada, restando apenas um pequeno coto. Além disso, estava infestado de moscas e com suspeita de miíase.
Durante a fiscalização, a vaca conseguiu se levantar com dificuldade e entrou no curral do proprietário, que foi localizado no local. Questionado, ele afirmou ser o dono do animal e disse que havia procurado orientação veterinária, mas aplicou os medicamentos por conta própria. Alegou ainda que o estado magro da vaca se deve ao fato de ela estar amamentando o bezerro após um parto recente.
Diante da constatação de negligência, a Polícia Ambiental aplicou uma multa de R$ 3.000,00 ao proprietário, por prática de maus-tratos, conforme o artigo 29 da Resolução SIMA 05/21.
Ele foi orientado a buscar atendimento veterinário imediato e garantir condições adequadas de recuperação para o animal.
A ocorrência foi apresentada ao delegado de plantão, que determinou que o caso seja formalizado, uma vez que configura, “in tese”, crime ambiental tipificado. O homem responderá criminalmente.