Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro realizaram, na tarde desta segunda-feira (29), uma manifestação no Parque do Povo, em Presidente Prudente (SP). O ato, que começou por volta das 18h e durou cerca de duas horas, marcou o início de uma série de protestos que devem se estender até o dia 31 de julho.
O movimento, organizado pelas redes sociais, contou com cartazes com os dizeres “Fora Lula” e “Se concorda, buzina”, além da distribuição de adesivos com mensagens contrárias ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
De acordo com os organizadores, o ato faz parte de uma mobilização nacional em defesa da liberdade e da democracia.
Os participantes da ação disseram que “todos que amam este país precisam se mobilizar e protestar contra o que tem acontecido. O Brasil precisa reagir.”
O foco da manifestação foi ser contrário à política econômica adotada pelo governo, ao desgoverno total das contas públicas e à repercussão negativa do recente “tarifaço” imposto pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que, segundo os manifestantes, pode agravar ainda mais a situação econômica do Brasil.
A ação atraiu a atenção de motoristas que passavam pelo local, muitos dos quais aderiram ao ato buzinando em apoio aos manifestantes. A expectativa dos organizadores é de que o buzinaço continue pelos próximos dias, sempre no fim da tarde, no mesmo local.