22.8 C
Presidente Prudente
13 de agosto de 2025
Oeste Cidade
POLÍTICA

Izaque sobe o tom e ameaça revelar tudo que sabe

O encerramento da sessão legislativa desta segunda-feira (11) na Câmara Municipal de Presidente Prudente foi marcado por um clima tenso e carregado de emoção. Ao utilizar o espaço de “explicação pessoal”, o vereador Izaque Silva fez um longo e contundente pronunciamento para defender sua trajetória política, reafirmar sua inocência e criticar o que classificou como “interferências externas” nas decisões do Legislativo.

Em tom emocionado, destacou que sua mãe, de 84 anos, assim como irmãos e irmãs, acompanhavam a sessão. “As pessoas que me conhecem nessa cidade fiquem tranquilas. Caso seja cassado, não será por roubo, não será por nenhum envolvimento com nada ilícito. Estou tranquilo, muito tranquilo.”

Durante o discurso, dirigiu-se diretamente ao presidente da Casa, vereador Willian Leite, ressaltando o peso e a responsabilidade do cargo. “O presidente da Câmara tem a obrigação de proteger a Casa, orientar os trabalhos e tomar decisões muitas vezes impopulares. Não é função para agradar ninguém, mas para garantir a integridade do Legislativo.” Em seguida, alertou os colegas sobre a influência de forças externas: “Quando vocês deixam de defender um parlamentar e aceitam políticas ou interferências de fora, assumem uma responsabilidade muito grande.”

Izaque promete revelar tudo que sabe

O tom subiu quando Izaque fez um apelo para que sua família não fosse envolvida nas disputas políticas. “Senhor presidente, não envolva minha família nessa situação, isso pode ser muito grave. Não permita que minha família seja usada. Eu já pedi desculpa, mas não é isso que vocês querem. Eu não roubei, não faço rachadinha, não vendo boxe no camelódromo de Prudente, não uso drogas, não recebo recursos de empresas de ônibus. Durante o processo, vou relatar tudo para a população saber. Não recebo complemento de salário de ninguém — e não estou dizendo que aqui receba — e jamais participarei de qualquer esquema de corrupção nesta Casa ou em qualquer lugar do município.”

O vereador Izaque Silva frisou que suas “digitais estão limpas” e que carrega a “consciência tranquila”, negando veementemente qualquer envolvimento em corrupção, desvio de verbas ou atos que, segundo ele, pudessem desonrar sua família. “Nunca participei de qualquer conduta ilícita. Tenho uma vida pública e pessoal limpa. Respeito a decisão do plenário, mas não posso deixar de falar a verdade”, declarou, acrescentando que “talvez amanhã tenha mais um processo” contra si.

O vereador deixou no ar algo que poderia acontecer com ele: “Eu não tenho problema nenhum de levar três ou quatro balas na cabeça, mas quero deixar registrado: eu vou falar a verdade. Tem muita coisa a ser dita, muita coisa mesmo.”

Antes de concluir, fez um alerta direto ao presidente: “Se algo acontecer, eu vou por na sua conta, presidente.”

Willian Leite responde e diz sentir-se ameaçado

Em resposta imediata, o presidente da Câmara, Willian Leite, rebateu as declarações de Izaque Silva, afirmando que o vereador se dirigiu a ele durante a fala e pediu que fosse mais esclarecedor, insinuando que há corrupção na Casa. “O senhor disse que eu tive interferências de fora, isso não teve interferência nenhuma. A atitude foi sua, você fez a quebra de decoro parlamentar, ninguém o obrigou. Me ofendeu, eu não o ofendi. Sempre tratei você com respeito, e você sabe disso. Você falou que eu não defendo vereadores, mas todos são testemunhas de que hoje eu defendi a todos na sala de reuniões.”

Willian também questionou o trecho em que Izaque pediu para que sua família não fosse envolvida, interpretando como uma ameaça velada: “Eu não entendi isso como outra coisa senão uma ameaça a mim. Tenho o maior respeito pela sua esposa e família, então o que o senhor está querendo dizer com isso? Isso é uma ameaça.” Por fim, afirmou que “o pedido de retratação não existiu com essa sua atitude.”

O pronunciamento inflamado encerrou a sessão com clima tenso, deixando claro que as próximas semanas no Legislativo prudentino devem ser marcadas por novos embates e revelações.

Relacionados

“Quero ser candidato em 2026”: Bolsonaro fala com exclusividade ao Oeste Cidade e reforça apoio popular em Prudente

Redação Oeste Cidade

Vereadores aprovam nove projetos em Sessão Ordinária nessa segunda-feira

Redação Oeste Cidade

Deputado quer “Disque TEA” para atendimento e denúncias

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar