As Comissões Processantes (CPs) tentaram, sem sucesso, notificar o vereador Izaque Silva, durante toda a semana passada, para dar início a processos de investigação sobre acusações de impropriedade envolvendo ofensas. Segundo informações, foram duas as tentativas, os integrantes das CPs não encontraram o parlamentar em seu domicílio.
Em uma das visitas, a justificativa apresentada por familiares ou funcionários era de que o vereador estava realizando tratamento de fisioterapia. Na outra ocasião, a informação foi de que Izaque Silva se encontrava em repouso e, portanto, impossibilitado de atender.
Após nova tentativa realizada nesta terça-feira (26) pelas Comissões, o vereador finalmente foi notificado e poderá, a partir de agora, apresentar sua defesa.
Izaque Silva foi notificado nesta terça
Procurado pelo Portal Oeste Cidade, o vereador, por meio de sua assessoria, informou que não houve recusas e sim um desencontro e, que foi oficialmente notificado sobre o início das Comissões Processantes, na manhã de terça-feira (26).
Izaque também afirmou que está pronto para se defender das acusações e se mostra confiante em permanecer no cargo após o processo.
Inclusive, segundo a assessoria, o parlamentar participou normalmente da sessão desta segunda-feira (25) e da reunião de comissões, permanecendo à disposição. Vale lembrar que, a partir da notificação, a comissão tem agora o prazo de 90 dias para apresentar o parecer final.
Composição das Comissões Processantes
A Comissão referente ao pedido do procurador da Câmara Fernando Monteiro e formada pelos vereadores Wellington “Bozo”, Edgar Caldeira e Cesar Saito. A composição final ficou assim definida:
-
Presidente: Cesar Saito
-
Relator: Edgar Caldeira
-
Membro: Wellington “Bozo”
Já a comissão referente ao pedido do presidente Willian Leite e formada pelos vereadores, Guilherme Alencar, Demerson Dias e Cesar Saito. Após reunião entre os membros, o colegiado foi definido da seguinte forma:
-
Presidente: Demerson Dias
-
Relator: Cesar Saito
-
Membro: Guilherme Alencar
As Comissões Processantes tem a responsabilidade de conduzir a instrução dos processos, realizar coleta de provas, ouvir testemunhas e garantir o direito de defesa ao vereador Izaque Silva. O resultado dos trabalhos poderá culminar em recomendações para cassação do mandato, dependendo das conclusões a que chegarem.