O PSOL deve ter candidato próprio a deputado federal na região de Presidente Prudente nas eleições de 2026. O nome indicado é o de Josué Alves Macedo, militante político há 50 anos, servidor público estadual da educação concursado e ex-servidor do IBGE e do Metrô de São Paulo.
Josué Macedo, já disputou a Prefeitura de Presidente Prudente em pleito anterior e agora confirma a intenção de concorrer a uma cadeira na Câmara dos Deputados. Segundo ele, a candidatura será a única do partido no Oeste Paulista, com o objetivo de defender pautas progressistas ligadas à esquerda e de apoio ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O pré-candidato afirma que pretende levar para o Congresso a defesa de políticas sociais e de fortalecimento da democracia. “Quero ser a voz dos movimentos populares e dos trabalhadores dentro do Parlamento”, declarou.
Nos últimos anos, Josué tem se posicionado de forma crítica em relação ao governo do Estado de São Paulo. Em suas redes sociais, ele vem questionando a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). De acordo com ele, essas publicações já alcançaram quase quatro milhões de visualizações.
Com a pré-candidatura, o PSOL busca ampliar sua representatividade política em uma região marcada pela predominância de partidos de centro e de direita. A oficialização do nome deve ocorrer durante o período de convenções partidárias de 2026.