Na manhã desta quarta-feira (24), a Polícia Civil do Estado de São Paulo, por meio da Delegacia de Polícia de Presidente Epitácio e com apoio da Polícia Militar, deflagrou a megaoperação denominada “Lojas do Tráfico”, com o objetivo de combater o tráfico de drogas em Presidente Epitácio e região.
A ação é resultado de um extenso trabalho investigativo que identificou a existência de 30 pontos de venda e depósito de drogas – sendo 29 localizados em Presidente Epitácio, um na zona rural de Caiuá e outro no Distrito de Porto XV, em Bataguassu/MS. Segundo a investigação, os locais eram operados de forma coordenada por uma organização criminosa especializada na comercialização de entorpecentes.
Com base nas informações levantadas, a Polícia Civil representou junto ao Poder Judiciário pela expedição de mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos simultaneamente nesta quarta-feira.
Durante a operação, foram apreendidas 207 porções de crack, 27 porções de cocaína e seis de maconha, além de dinheiro em espécie, balanças de precisão, embalagens para acondicionamento de drogas, anotações contábeis do grupo criminoso e diversos celulares que serão periciados.
No total, seis homens, com idades entre 28 e 44 anos, foram presos em flagrante. Cinco deles residem em Presidente Epitácio e um em Caiuá. Os suspeitos foram encaminhados para a Cadeia Pública de Presidente Venceslau, onde aguardarão audiência de custódia. A Polícia Civil já representou pela conversão das prisões em flagrante em preventivas.
Participaram da operação 180 policiais, entre civis e militares, e 60 viaturas foram mobilizadas, além de equipes do Canil, Cavalaria e do helicóptero Águia da Polícia Militar.
De acordo com a Polícia Civil, o material apreendido será fundamental para o aprofundamento das investigações, que buscam identificar outros envolvidos na rede de distribuição.
A corporação reforça a importância da integração entre as forças de segurança no combate ao tráfico de drogas, crime que provoca impactos diretos na sociedade, destruindo famílias e fomentando delitos patrimoniais.
A população pode colaborar com denúncias anônimas por meio dos canais 197 e 180, ou ainda pelo telefone da Delegacia de Polícia de Presidente Epitácio: (18) 3281-1311. Todas as informações são verificadas com sigilo absoluto.