A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informou nesta quarta-feira (8), que não há casos confirmados de intoxicação por metanol no município.
No último final de semana, um homem procurou a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Zona Norte relatando mal-estar após ingerir cerveja e vodca. O paciente, no entanto, deixou a unidade antes de receber qualquer medicação, por decisão própria.

Na segunda-feira (6), equipes da Vigilância Sanitária (Visa) localizaram o homem, que relatou já estar recuperado e de volta ao trabalho. O caso chegou a ser notificado à Secretaria de Estado da Saúde, seguindo o protocolo de comunicação em situações suspeitas, mas acabou sendo descartado após os exames indicarem que não havia relação com metanol.
Segundo a Vigilância Sanitária a intoxicação por metanol costuma provocar agravamento dos sintomas cerca de 12 horas após a ingestão, o que não ocorreu neste caso.
A Secretaria Municipal de Saúde reforça que qualquer pessoa que apresente sintomas como dor de cabeça intensa, tontura, náusea, falta de ar, visão turva ou perda de consciência após consumir bebidas alcoólicas deve procurar imediatamente uma unidade de saúde. As equipes estão preparadas para avaliar e atender os casos de forma segura e eficiente.