A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, esclarece que são falsas as informações que circulam em redes sociais sobre o fechamento dos pronto-atendimentos (PAs) dos bairros Santana e Cohab. As duas unidades continuarão em funcionamento normal, atendendo a população como de costume.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Adriana Gomes Vitório Santos, o município tem mantido diálogo constante com os órgãos de controle e fiscalização. Em reunião com o Ministério Público Estadual (MPE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT), ficou definido que a Prefeitura adotará medidas para atender às recomendações do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), que incluem a presença obrigatória de técnicos de enfermagem nas rotinas dos pronto-atendimentos e da Central de Ambulâncias 192.

Para cumprir as exigências dentro do prazo estabelecido, a administração municipal propôs a criação de cargos efetivos de técnicos de enfermagem, de forma a suprir de maneira permanente a demanda desses serviços. Enquanto o processo de criação e provimento desses cargos é realizado, a Secretaria de Saúde recorrerá a contratações temporárias por meio do Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop).
A secretária Adriana Gomes Vitório Santos, destacou que a medida é de caráter emergencial e visa garantir a continuidade e a qualidade no atendimento à população, sem prejuízo aos serviços já prestados.
“Nosso compromisso é com a transparência e com a manutenção do atendimento à comunidade. Nenhum pronto-atendimento será fechado. Pelo contrário, estamos reforçando as equipes e trabalhando para melhorar as condições de trabalho e a segurança dos profissionais e pacientes”, afirmou.
A Prefeitura reforça que qualquer informação oficial sobre o funcionamento dos serviços de saúde do município será divulgada exclusivamente por meio dos canais institucionais da administração.


