28.8 C
Presidente Prudente
3 de fevereiro de 2026
Oeste Cidade
REGIÃO

Ciclone extratropical aciona alerta de tempestades; região de Prudente pode sentir efeitos indiretos e Energisa reforça prontidão

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta para condições climáticas adversas em virtude do ciclone extratropical que irá atuar nos próximos dias, com risco elevado de impactos nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

VÍDEO: Assista o alerta da Defesa Civil

Embora o fenômeno atinja de forma direta a Região Sul, efeitos indiretos também devem ser sentidos no Estado de São Paulo, incluindo a região de Presidente Prudente.

Efeitos do ciclone no Oeste Paulista

Segundo o Inmet, há possibilidade de chuva acima de 100 milímetros na região de Presidente Prudente, acompanhada de rajadas de vento superiores a 90 km/h e risco de queda de granizo. O aviso meteorológico aponta alto risco de danos em edificações, interrupções no fornecimento de energia, estragos em lavouras, quedas de árvores, alagamentos e diversos transtornos.

Mesmo sem atingir diretamente o Sudeste e o Centro-Oeste, os municípios do Oeste Paulista devem sentir de maneira significativa os efeitos indiretos do ciclone extratropical, especialmente em forma de temporais e ventos fortes.

A partir das 8h desta terça-feira (9), equipes de resgate e autoridades passam a atuar em um gabinete de crise, com o objetivo de agilizar as respostas a possíveis ocorrências.

Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo 199 e o Corpo de Bombeiros pelo 193.

Chuva acima de 100 milímetros na região de Presidente Prudente, acompanhada de rajadas de vento superiores a 90 km/h.

Energisa mantém equipes de prontidão na região

Diante das previsões de instabilidade severa, a Energisa Sul-Sudeste informou que está em estado de alerta, com equipes mobilizadas para atender eventuais ocorrências decorrentes das chuvas intensas previstas para parte de sua área de concessão.

A empresa ativou seu plano operacional preventivo, estruturado para garantir resposta rápida em situações emergenciais, como quedas de energia provocadas por ventos fortes, descargas atmosféricas e queda de árvores sobre a rede elétrica.

“Dependendo da intensidade, as intempéries podem causar danos à rede em algumas localidades, seja pela queda de árvores, galhos ou outros objetos sobre a fiação elétrica. Por isso, mantemos nossos profissionais de prontidão para atuarem imediatamente, a fim de assegurar o fornecimento de energia elétrica com segurança”, destacou Anderson Rabelo, gerente de Operação da Energisa Sul-Sudeste.

A concessionária também reforçou equipes de atendimento, veículos operacionais e equipamentos estratégicos, ampliando a capacidade de resposta caso ocorram interrupções no fornecimento.

O que é um ciclone?

Um ciclone é um sistema de baixa pressão atmosférica caracterizado pela movimentação do ar em espiral, favorecendo a formação de nuvens carregadas e instabilidade. A classificação varia conforme a localização e intensidade.

O ciclone extratropical, previsto para esta semana, forma-se em latitudes mais elevadas e é relativamente comum no Sul do Brasil. Sua principal característica é provocar mudanças rápidas no tempo, com chuva volumosa, ventos fortes e possibilidade de granizo.

Relacionados

Corpo de homem é encontrado após afogamento em área profunda do Balneário em Sandovalina

Redação

Mãe, filha e bebê morrem após acidente em vicinal

Redação

Tragédia: colisão frontal entre carro e caminhão mata pai, mãe e filho de 7 anos em Tupi Paulista

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar