Um homem de 38 anos registrou boletim de ocorrência por ameaça na tarde desta sábado (10), em Presidente Prudente (SP), após receber mensagens intimidatórias pelas redes sociais.
Segundo a Polícia Civil, a vítima relatou ser oficial das Forças Armadas da Rússia e que retornou de um conflito em dezembro de 2025. Segundo ele, por ter experiência no assunto e fluência no idioma russo, atua como voluntário ajudando familiares de combatentes a obter informações sobre pessoas desaparecidas ou mortas em conflitos no exterior, sem qualquer envolvimento com recrutamento.
Siga o Portal Oeste Cidade no Instagram clicando aqui
De acordo com o boletim, a suspeita entrou em contato com a vítima por meio do Instagram e do WhatsApp para pedir informações sobre o irmão, que estaria em combate e sem dar notícias há mais de um mês. A vítima disse que apenas orientou a mulher sobre os caminhos legais para buscar informações junto aos órgãos oficiais.
Depois disso, a mulher teria passado a integrar um grupo de WhatsApp formado por familiares de voluntários desaparecidos. No grupo, surgiram acusações de que a vítima aplicaria golpes em pessoas interessadas em ir para outro país, o que ele nega.
Ainda conforme o registro policial, a situação evoluiu para ameaças diretas. A suspeita teria afirmado que a vítima “pagaria com a própria moeda ou até pior”. As mensagens foram enviadas pelas redes sociais, caracterizando o crime de ameaça.
A ocorrência foi registrada como crime consumado, com local do fato classificado como internet. A vítima foi orientada sobre o prazo de seis meses para formalizar a representação criminal contra a autora. O caso foi registrado no plantão da Delegacia Seccional de Presidente Prudente e será apurado pela Polícia Civil.


