O Museu e Arquivo Histórico “Prefeito Antônio Sandoval Netto” (MAH), de Presidente Prudente, encerrou no sábado (30) a programação especial em comemoração aos seus 50 anos de fundação. Durante nove dias de atividades culturais, o espaço — que integra a Secretaria Municipal de Cultura (Secult) — recebeu aproximadamente 1.300 visitantes.
O ponto alto do encerramento foi o lançamento de um livro e a abertura da instalação do artista Carmo Malacrida, que reuniu cerca de 200 pessoas. No dia anterior (29), o Sarau de Poesia do Lar Santa Filomena levou mais de 250 participantes ao museu. Já na quinta-feira (28), o show do grupo Batucada de Gravata atraiu 100 visitantes, enquanto a apresentação do Coral e do Clube do Piano da Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes, na quarta-feira (27), contou com 60 pessoas na plateia.

A programação também teve grande movimentação no fim de semana anterior. O lançamento do livro Raízes Prudentinas 6 – Femininas, do escritor Benjamin Resende, levou aproximadamente 500 pessoas ao espaço no sábado (23). Mais de 400 exemplares foram distribuídos gratuitamente. A obra reúne relatos de 50 mulheres que marcaram a história de Presidente Prudente, incluindo a diretora do museu, Valentina Romeiro, destacada pelo autor por sua dedicação em organizar e catalogar materiais históricos da cidade.
Outras atrações incluíram a visita guiada “Memória em Cena”, que apresentou a trajetória de Prudente a mais de 50 visitantes, oficinas de percussão e de brincadeiras tradicionais voltadas a crianças da rede municipal de ensino, sessões culturais alusivas ao Dia do Folclore e o espetáculo “A Luta”, que reuniu cerca de 100 pessoas no domingo (21).
Ao fim das celebrações, a diretora do MAH destacou a ampla participação do público e agradeceu o apoio dos artistas envolvidos. “Todos os trabalhos foram doados ao museu, sem custos, o que reforça o compromisso coletivo em preservar a memória cultural da nossa cidade”, afirmou.