27.8 C
Presidente Prudente
2 de fevereiro de 2026
Oeste Cidade
GERAL

Ainda sem solução, pesquisadores da Unesp reforçam combate ao fogo subterrâneo na Vila Furquim

A força-tarefa que atua no combate ao incêndio subterrâneo na zona leste de Presidente Prudente ganhou, nesta sexta-feira (31), o reforço de pesquisadores da Unesp. A equipe esteve no local para coletar amostras do solo e avaliar as condições da área afetada.

Há mais de duas semanas, uma extensa área na Vila Furquim, aos fundos da Escola Sesi, apresenta focos de fumaça decorrentes de um incêndio subterrâneo. O local era utilizado irregularmente para descarte de resíduos e abriga materiais orgânicos e inflamáveis que, mesmo soterrados, alimentam a combustão.

Desde o primeiro chamado, a Defesa Civil de Prudente atua de forma contínua, com o apoio do Corpo de Bombeiros, Sabesp e empresas privadas. Mais de 750 mil litros de água já foram utilizados no combate. A principal estratégia tem sido a abertura de valetas no solo para injeção direta de água no subsolo — técnica que tem reduzido significativamente a emissão de fumaça nos últimos dias.

Com o retorno da fumaça após as chuvas, as equipes voltaram à área, acompanhadas pelos pesquisadores da Unesp, que realizaram medições de temperatura e coleta de partículas liberadas pela fumaça. O objetivo é entender o que ainda mantém a queima ativa e contribuir com soluções técnicas para a erradicação definitiva do fogo.

As equipes voltaram à área, acompanhadas pelos pesquisadores da Unesp, para realizar medições de temperatura. Foto: Secom

“Retornamos para o campus da Unesp de Presidente Prudente com as informações coletadas, que agora serão analisadas. A partir disso, vamos buscar formas de colaborar com o poder público na solução deste problema”, destacou o vice-diretor da unidade, professor doutor Ricardo Pires de Paula.

O local segue sob monitoramento constante. Nesta semana, novas operações com maquinários e caminhões-pipa foram realizadas, enquanto a Polícia Militar Ambiental mantém rondas diárias para evitar o descarte irregular de lixo.

A Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos também prepara medidas legais para responsabilizar os autores do incêndio.

Entenda: o que é um incêndio subterrâneo

O chamado fogo subterrâneo ocorre quando a combustão acontece abaixo da superfície, atingindo camadas do solo com matéria orgânica, restos de madeira, plásticos e outros materiais inflamáveis. Mesmo com a fumaça aparentemente controlada, a queima pode se manter por dias ou até semanas, exigindo monitoramento contínuo até sua completa extinção.

Relacionados

Vacinação contra a gripe em Presidente Prudente está abaixo da meta entre grupos prioritários

Redação Oeste Cidade

Prefeitura estuda projeto de R$ 50 milhões para solucionar alagamentos no Parque do Povo

Redação

Cemitérios municipais de Prudente esperam 30 mil visitantes no Dia de Finados

Redação

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar