Após três anos de espera, a cratera aberta na Rua João Elias Naufal, na Vila Iti, em Presidente Prudente, finalmente começará a ser reparada. Nesta quinta-feira (15), o prefeito Milton Carlos de Mello, o Tupã, assinou a ordem de serviço que autoriza oficialmente o início das obras no local. A empresa vencedora da licitação, já está liberada para iniciar as intervenções.
Siga o Portal Oeste Cidade no Instagram clicando aqui
“Hoje damos início à solução de um problema antigo, que há quase três anos afeta os moradores da zona leste. A Avenida Tancredo Neves é uma das principais portas de entrada da cidade, e esse buracão, além de prejudicar o acesso, compromete a imagem de Presidente Prudente”, afirmou o prefeito Tupã.
As obras incluem adequações e melhorias no sistema de drenagem, reconstrução do pavimento asfáltico e das calçadas. O investimento total é de R$ 3.809.162,52, recurso anunciado pelo governador Tarcísio de Freitas durante visita ao município no ano passado, com contrapartida municipal de R$ 20 mil. O prazo estimado para conclusão é de 10 meses.

A cratera existe desde abril de 2023 e comprometeu a ligação entre o Centro e a zona leste da cidade, afetando diretamente a mobilidade de moradores e motoristas que utilizavam a via diariamente.
O problema teve início após o rompimento de tubos subterrâneos responsáveis pelo escoamento da água, nas proximidades da rotatória da Avenida Tancredo Neves. Na época, a Defesa Civil interditou o trecho por questões de segurança. Com o tempo e a sequência de chuvas fortes, o buraco aumentou de tamanho e se transformou em uma grande cratera a céu aberto.
No ano passado, foi elaborado o projeto técnico para o reparo, pelo engenheiro da Secretaria Municipal de Obras, José Seole. A obra prevê a substituição de 230 metros da galeria existente por tubos de concreto com dois metros de diâmetro, além da recomposição da pavimentação nas áreas afetadas.
Segundo o secretário municipal de Obras, Marco Colombo, a intervenção será complexa. “Na Avenida Tancredo Neves a galeria está aproximadamente a 10 metros de profundidade, o que exigirá uma escavação significativa para a substituição da tubulação. Após a conclusão dos trabalhos, as ruas João Elias Naufal e Antônio Lutero dos Santos também receberão recapeamento”, explicou.


