Trinta dias após o início das obras, o Centro Cultural Matarazzo segue em ritmo acelerado, e as transformações já começam a ser percebidas. O planejamento da reforma está dentro do cronograma esperado, e a população poderá conferir um novo Matarazzo a partir de setembro de 2026.
O secretário de Cultura, Paulo Silvio Sanches, destacou a importância do projeto: “Estamos acompanhando cada etapa de perto. As mudanças já são perceptíveis e prometem revitalizar o espaço, tornando-o um ponto cultural ainda mais relevante para a cidade”, afirmou.
O que será sendo mudado no Matarazzo
A reforma consiste em ajustes necessários para preservar as características originais do prédio, que é tombado como patrimônio histórico. Durante o período de obras, o Infocentro, a biblioteca, o cinema, o auditório, o Armazém, a Pinacoteca e os espaços de exposições estarão fechados ao público. A previsão é de que os agendamentos para o uso desses espaços fiquem suspensos por aproximadamente um ano e meio, tempo estimado para a conclusão da obra.

Sobre a relevância da obra, o secretário Paulo Silvio Sanches reforça que o principal objetivo da restauração e a preservação da memória e da identidade do espaço, para que a população e os artista desfrutem do local
“Queremos entregar o novo Matarazzo para a população pronto no próximo aniversário de Presidente Prudente. Isso é a valorização dos nossos artistas, que poderão utilizar o novo espaço para exposições, apresentações e atividades culturais.” afirma o secretário.
O recurso para a restauração, no valor de R$ 2 milhões, foi viabilizado por meio do Fomento CultSP-PNAB, com projeto submetido por uma empresa de Presidente Prudente. Além disso, o Matarazzo também recebeu uma emenda parlamentar do deputado estadual Mauro Bragato, voltada à recuperação do telhado. Paralelamente, serão realizadas melhorias na rede elétrica, com recursos próprios do município.
Novos espaços durante a reforma
Algumas atividades estão funcionando em novos espaços temporários, como as salas multiuso da Escola Professora Jupyra Cunha Marcondes, o hall do Teatro Paulo Roberto Lisboa e o Boulevard do Matarazzo. O serviço da biblioteca será realocado para a sala 4, onde o acervo já está sendo reorganizado.
O projeto de restauração do Centro Cultural Matarazzo, segue o mesmo modelo da intervenção realizada no Museu e Arquivo Histórico “Prefeito Antônio Sandoval Netto”, entregue em 2023.