22.8 C
Presidente Prudente
2 de fevereiro de 2026
Oeste Cidade
GERAL

Chuvas intensas provocam deslizamentos, alagamentos e deixam famílias desalojadas em Presidente Prudente

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil, com base em dados das estações meteorológicas da CIIAGRO, o município de Presidente Prudente registrou um volume elevado de chuvas o que provocou uma série de transtornos em diferentes pontos da cidade, agravados pelo fato de o solo já estar encharcado em razão das chuvas registradas nos últimos dias.

   ? Participe do grupo do WhatsApp do Oeste Cidade

Neste domingo, a chuva intensa causou deslizamentos de terra, alagamentos e colapsos em edificações, além de diversos danos à infraestrutura urbana e rural.

A Defesa Civil informou que cinco famílias precisaram deixar suas residências devido ao risco de desabamento e estão abrigadas temporariamente em casas de familiares e amigos. Também foram registrados desmoronamentos de muros e alagamentos em pontos como o Parque Nelson Bugalho e a Rua Felício Tarabay, onde, após o escoamento da água, foi constatada grande quantidade de lixo nos bueiros.

Chuva intensa causou deslizamentos de terra, alagamentos e colapsos em edificações. Foto: Defesa Civil

Em um dos pontos mais críticos, uma rua foi totalmente interditada após um deslizamento de terra acompanhado da queda de um muro. Outras duas avenidas também tiveram trechos interditados devido a deslizamentos e aos danos provocados pela força das águas, comprometendo o tráfego de veículos.

Durante as vistorias em áreas alagadas, as equipes da Defesa Civil identificaram grande quantidade de lixo e entulho obstruindo tubulações e galerias pluviais. A situação dificultou o escoamento da água da chuva e contribuiu para a formação de pontos de alagamento em diversos bairros.

cinco pessoas ficaram desalojadas e três residências precisaram ser interditadas. Foto: Defesa Civil

Reunião define ações emergenciais

Para alinhar as ações de resposta aos estragos causados pelas chuvas, uma reunião foi realizada na manhã desta segunda-feira (15), no Gabinete do Paço Municipal Florivaldo Leal. O encontro foi conduzido pela Chefia de Gabinete e pelo vice-prefeito José Osanam, a pedido do prefeito Milton Carlos de Mello, o Tupã, que cumpre agenda oficial em São Paulo.

Participaram representantes das secretarias municipais de Agricultura, Meio Ambiente, Mobilidade Urbana, Obras, Comunicação, além da Prudenco e da Defesa Civil. Durante a reunião, ficou definido o mapeamento de todos os pontos que necessitam de intervenção da Prefeitura. Com a trégua registrada nas chuvas nesta manhã, máquinas já foram deslocadas para algumas localidades para a execução de reparos emergenciais.

“Temos previsão de mais chuva para a nossa região. Por isso, pedimos a paciência e o apoio da população. Em alguns locais, devido ao barro, não é possível entrar com máquinas pesadas, pois o risco de atolar é muito grande”, explicou o secretário municipal de Mobilidade Urbana e membro da Defesa Civil, Adauto Bibiano.

A Seagri destacou ainda que a quantidade de lixo acumulada após o recuo das águas impressiona. Foto: Secom

 

Atuação no campo e na cidade

A Secretaria Municipal de Agricultura (Seagri) já atua com maquinários no bairro rural Terras de Imoplan. Na estrada do aeroporto, no sentido Fazenda Pagadora, um buraco se abriu após a força da água levar os tubos. Como alternativa, os motoristas devem utilizar o acesso pelas Chácaras Arilenas. A Seagri destacou ainda que a quantidade de lixo acumulada após o recuo das águas impressiona e reforçou que os resíduos dificultam o escoamento e aumentam o peso sobre pontes e outras estruturas.

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente segue com a retirada de galhos e árvores que tombaram durante as fortes chuvas. Já as secretarias de Obras e de Mobilidade Urbana realizam o levantamento dos pontos críticos e, se o tempo firmar, devem iniciar a operação tapa-buracos, com prioridade para as principais avenidas, entradas da cidade e a Avenida Tancredo Neves, onde parte do asfalto foi levada pela correnteza.

“A chuva foi muito forte e causou muitos impactos negativos, mas estamos unidos, um ajudando o outro, para colocar a cidade em ordem o mais rápido possível”, afirmou o vice-prefeito José Osanam.

Estragos em escola municipal

As chuvas também afetaram a Creche Municipal Walter Marques, que nesta segunda-feira (15) não teve condições de atender os alunos. Na semana passada, a Secretaria Municipal de Educação iniciou a troca das calhas da unidade, mas as obras não foram concluídas antes das chuvas, o que resultou em alagamentos. Caso o tempo firme, a previsão é de que os trabalhos sejam finalizados ainda hoje para a retomada do atendimento. As demais escolas que registraram problemas na última sexta-feira (12) seguem com atendimento normal.

As equipes da Defesa Civil permanecem em monitoramento constante das áreas mais vulneráveis do município. Em caso de emergência, a população deve acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelos números 199 ou (18) 99744-0199.

Relacionados

Presidente Prudente registra 23ª morte por dengue

Redação

Prudente realiza neste sábado Mutirão da Campanha Agasalho Solidária

Redação

Governo de São Paulo doa terreno para instalação de unidade da Receita Federal em Presidente Prudente

Redação Oeste Cidade

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar