Diante da previsão de queda brusca nas temperaturas neste fim de semana, os serviços da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, irão oferecer acolhimento emergencial a pessoas em situação de rua no Estádio Municipal Caetano Peretti.
O dormitório emergencial será montado nos vestiários do estádio e funcionará das 19h às 7h, entre os dias 9 e 11 de agosto (sexta a domingo). A entrada será permitida até as 22h. A iniciativa tem como objetivo proteger quem vive nas ruas durante as noites mais frias, oferecendo um espaço seguro para repouso.
Segundo o Instituto Climatempo, a cidade poderá enfrentar temperaturas mínimas abaixo dos 6ºC a partir da madrugada de sábado (09), o que justifica a adoção da medida de acolhimento temporário.
Além da estrutura emergencial, o município dispõe do Serviço de Acolhimento para Pessoas em Situação de Rua (SAPRU), localizado na Rua Napoleão Antunes Ribeiro Homem, no Jardim Marupiara, com capacidade para até 50 pessoas. Atualmente, o serviço atende de forma rotativa cerca de 46 acolhidos.
A rede de apoio inclui ainda o Centro Pop, na região central, na Rua Joaquim Nabuco, nº 1346. No local, pessoas em situação de rua podem tomar café da manhã, banho e receber orientações sociais, funcionando como um importante ponto de apoio para quem vive em condições de vulnerabilidade.
A secretária municipal de Assistência Social, Ariane Jacintho, reforça que essas ações são fundamentais para garantir a integridade física e o bem-estar da população em situação de rua durante períodos de baixas temperaturas.