21.8 C
Presidente Prudente
2 de fevereiro de 2026
Oeste Cidade
GERAL

Delegado André Luís Luengo recebe Título de Cidadão Prudentino em sessão solene

O delegado divisionário de Polícia, Dr. André Luís Luengo, responsável pela Divisão de Administração do DEINTER-8 – Presidente Prudente(SP), recebeu na noite desta sexta-feira (28), o Título de Cidadão Prudentino em Sessão Solene realizada na Câmara Municipal.

A homenagem foi concedida por meio do Decreto Legislativo nº 763/2025, aprovado por unanimidade pelos vereadores. Ao agradecer a homenagem, Dr. André ressaltou o caráter coletivo da atividade policial.

“Nada do que fiz e nada do que recebo hoje é fruto de um esforço individual. Segurança pública se faz em equipe, com método, com coragem, com técnica e com espírito público. Esse título é de todos vocês, policiais civis do Deinter-8,” disse o delegado emocionado com a homenagem.

O Título de Cidadão Prudentino simboliza o reconhecimento público a uma carreira de quase 40 anos marcada pela dedicação, integridade e compromisso com a sociedade. A honraria também destaca sua atuação técnica e humana, tanto na condução de investigações quanto na formação das novas gerações de profissionais da segurança pública.

A homenagem foi concedida por meio do Decreto Legislativo nº 763/2025, aprovado por unanimidade pelos vereadores.

Trajetória de sucesso na Polícia Civil

Dr. André iniciou sua carreira aos 18 anos, tomando posse como Escrivão de Polícia em 9 de setembro de 1985. Motivado pela vocação para o serviço público e pela busca de aprimoramento profissional, formou-se em Direito e, aos 26 anos, em 1993, foi aprovado no concurso para Delegado de Polícia.

Atuou inicialmente nas regiões de Ribeirão Preto e Sorocaba, adquirindo experiência em diferentes unidades policiais, tanto em áreas urbanas quanto rurais.

Em 1999, retornou à região de Presidente Prudente, exercendo funções nas cidades de Paulicéia, Santa Mercedes, Panorama, São João do Pau D’Alho, Tupi Paulista, Junqueirópolis e nas unidades DIG/DISE de Dracena.

A partir de 2014, passou a atuar diretamente em Presidente Prudente, onde consolidou sua carreira, assumindo funções estratégicas e, posteriormente, sendo designado para a Divisão de Administração do DEINTER-8.

Dr. André iniciou sua carreira aos 18 anos, tomando posse como Escrivão de Polícia em 9 de setembro de 1985.

Atuação na formação policial

Além das responsabilidades administrativas e operacionais, Dr. André exerce a função de Dirigente da Unidade de Ensino e Pesquisa (UEP-8) de Presidente Prudente. Ele atua na formação inicial de novos policiais civis e na coordenação de cursos de aperfeiçoamento e especialização, contribuindo para a modernização das práticas e métodos da Polícia Civil.

Sua trajetória acadêmica inclui Mestrado em Direito – Teoria do Direito e do Estado (UNIVEM – 2010), Especialização em Polícia Judiciária e Sistema de Justiça Criminal (2018) e Doutorado em Direito pelo Centro Universitário de Bauru – Instituição Toledo de Ensino (2020–2024), com pesquisa voltada a governança institucional, garantias fundamentais e aperfeiçoamento das práticas policiais.

Relacionados

Seduc abre solicitações de vagas para escolas municipais de Prudente

Redação

Duas alças da Raposo Tavares passam por manutenção

Redação

Depois de anos de espera, nova Ponte do Bambuzinho é entregue em Floresta do Sul

Redação Oeste Cidade

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar