O Festival do Livro de Presidente Prudente foi oficialmente aberto e já atrai um grande público ao Centro de Eventos IBC, onde permanece até o dia 7 de novembro, com entrada gratuita, todos os dias, das 8h às 22h. O evento se consolida como um dos principais encontros literários do interior paulista, reunindo cerca de 30 editoras, além de praça de alimentação, feira de artesanato, apresentações culturais e espaços interativos voltados à literatura e às artes.
O lançamento oficial da programação completa será realizado na sexta-feira (24), às 10h30, no IBC, durante cerimônia que contará com a presença do prefeito Milton Carlos de Mello – Tupã, autoridades municipais e escritores locais e regionais.

De acordo com o secretário municipal de Cultura, Paulo Silvio Sanches, o Festival do Livro representa uma evolução da política cultural da cidade.
“Toda semana, a cultura de Presidente Prudente vem com novidade, e dessa vez estamos com o primeiro Festival do Livro. A cultura de Prudente hoje é plural: falamos todas as linguagens, e a literatura é uma delas, com atenção especial aos autores da nossa cidade”, afirmou Sanches.
O secretário destacou que o evento é resultado de uma parceria público-privada, com investimento mínimo do município, realizado em conjunto com a Associação dos Escritores de Presidente Prudente. O espaço reservado aos autores locais oferece bate-papos, contação de histórias e lançamentos de livros, além de receber escritores de outras cidades e do estado.
“Nosso objetivo é aproximar o público dos livros. Hoje, com a era digital, muitas pessoas se distanciam da leitura. O Festival do Livro oferece um espaço de convivência e aprendizado, com cantinho da leitura para quem quiser sentar e apreciar os livros”, acrescentou o secretário.

Entre as atrações já confirmadas estão:
-
22/10, às 19h30: Apresentação e aula aberta de Street Dance com o grupo Ruas de Fogo;
-
23/10, às 19h: Aula aberta de Axé com Kinha Campos;
-
25/10, às 20h: Lançamento do livro “Relacionamentos abusivos, mulheres em perigo”, de Néia Marques;
-
26/10, das 8h às 14h e das 17h às 22h: Participação do escritor Eduardo Silva Muraro (APE).
O evento também conta com a Biblioteca Móvel do Matarazzo, que realiza doações e trocas de livros, além de parcerias com instituições como UNOESTE, Toledo Prudente e Senac, que integram a programação com oficinas e atividades culturais.
O Festival do Livro de Presidente Prudente é uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), com apoio da Associação dos Escritores de Presidente Prudente, editoras parceiras e instituições de ensino locais.