16.8 C
Presidente Prudente
5 de julho de 2025
Oeste Cidade
GERAL

Fiscalização garante dignidade a idosos acolhidos em instituições de Presidente Prudente

A terceira idade não precisa ser sinônimo de abandono. Graças ao trabalho conjunto do Conselho Municipal do Idoso e da Coordenadoria Municipal do Idoso, as histórias da terceira idade continuam sendo escritas com dignidade — mesmo quando o lar é uma instituição de longa permanência.

Ao todo, 28 casas de repouso, ou Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), foram vistoriadas em Presidente Prudente. A ação é rotineira e faz parte do processo de renovação do funcionamento dessas instituições, além de garantir que os espaços estejam aptos a receber, com segurança, os idosos. Atualmente, cerca de 600 idosos estão acolhidos nesses locais.

A fiscalização abrange desde itens estruturais — como pisos, corrimãos, presença de degraus, iluminação e acessibilidade — até questões relacionadas ao bem-estar físico e emocional dos moradores. As equipes observam as condições da cozinha, a higiene dos ambientes, a existência de livro de visitas e, sobretudo, se os idosos recebem atenção e afeto, seja por parte de familiares ou dos profissionais da casa.

“Verificar pessoalmente os serviços prestados ao público idoso e certificar-se de que estão sendo bem atendidos pelas instituições agrega muito ao trabalho da Coordenadoria. Isso fortalece a criação de políticas públicas voltadas à pessoa idosa”, afirma Caio Neves Damato, coordenador da Coordenadoria Municipal do Idoso e vice-presidente do Conselho Municipal do Idoso.

Além de assegurar o cumprimento das normas de funcionamento, o trabalho também tem como objetivo acolher os idosos em situação de abandono familiar e valorizar aqueles que mantêm vínculos afetivos e recebem visitas frequentes.

“Quando encontramos algo fora do padrão, orientamos para que seja corrigido. Estando tudo certo, o Conselho emite o atestado de funcionamento. Esse trabalho é, acima de tudo, um gesto de cuidado com quem já fez tanto pela nossa cidade e hoje merece ser acolhido com respeito”, enfatiza a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Dulce de Mello.

A Coordenadoria Municipal do Idoso representa a administração pública no Conselho, junto a outras secretarias, e também participa das visitas e da análise de novos pedidos de abertura de ILPIs. Atualmente, dois processos estão em fase de avaliação.

Relacionados

Censo do IBGE revela diversidade religiosa em Presidente Prudente com maioria Católica e crescimento Evangélico

Redação Oeste Cidade

Feicorte 2025 começa nesta terça em Presidente Prudente com expectativa ultrapassar 8 mil visitantes

Redação Oeste Cidade

Preço do leite sobe 10% em Presidente Prudente e pressiona consumidores e comerciantes

Redação Oeste Cidade

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência no nosso site. Ao utilizar o nosso site, você concorda com os cookies. Aceitar Rejeitar